Ícone do site

Uberlândia doa mudas nativas e frutíferas aos moradores

Horto Municipal incentiva a população a plantar árvores em período chuvoso.

Published 14/01/2021
uberlândia doação de mudas

Foto: Prefeitura de Uberlândia

Que tal ter ao alcance das mãos frutas como acerola, goiaba e até amora? Em Uberlândia, segundo município mais populoso de Minas Gerais, os moradores podem levar para casa, gratuitamente, várias espécies de árvores nativas e frutíferas.

A doação de mudas é realizada pelo Horto Municipal de Uberlândia ao longo de todo ano. Mas, neste período chuvoso, que segue até fevereiro, a doação é intensificada.

Toda a população, tanto de áreas rurais como urbanas, pode solicitar espécies comuns e frutíferas. Nas propriedades rurais, as árvores auxiliam na recuperação de áreas degradadas e promovem o enriquecimento florestal e de nascentes. A quantidade de plantas liberadas varia de acordo com a dimensão da área da fazenda, sítio ou chácara. 

Veja como funciona a doação para moradores de áreas rurais:

Já o morador de áreas urbanas tem direito a uma muda para cada 10 metros de calçada em sua residência, além de uma para o quintal.

Espécies disponíveis

Segundo a prefeitura de Uberlândia, entre as principais doações de mudas de árvores para a zona urbana estão o ipê mirim, o resedá, a quaresmeira e o calistemo.

Já para a zona rural, são muito procuradas as mudas de jatobá, ipês de todas as cores, flamboyant gigante, ingá e sangra d’água.

Mudas de acerola, graviola, goiaba, amora, jaca e tamarindo são algumas das árvores frutíferas oferecidas.

Ao retirar a muda, o interessado recebe dicas de cuidados para antes e depois do plantio. 

Além da doação, o Horto Municipal produz milhares de mudas todos os anos para destiná-las à arborização da cidade, sobretudo as plantas ornamentais.

Onde retirar sua muda

Horto Municipal – Avenida Benjamim Magalhães, s/nº, no bairro Tibery.

Horário: Segunda à Sexta-feira, das 8h às 16h. 

Atenção: Devido à pandemia, é necessário agendar via telefone: 3213-6676.

Sair da versão mobile