Ícone do site

Crianças indígenas e de assentamento reflorestam bacia Araguaia-Tocantis

A iniciativa faz parte do projeto Interagir, que trabalha com comunidades no município de Santa Terezinha, no Mato Grosso.

Published 18/12/2014

Um grupo de alunos do município de Santa Terezinha, no Mato Grosso, ajudou a recuperar parte da floresta na orla da bacia Araguaia Tocantins. As crianças e adolescentes que participaram do plantio estudam na “Escola Municipal de Ensino Fundamental São João” localizada no Projeto de assentamento Presidente e da “Escola Estadual Indígena Tapirapé” da aldeia Mãjtyri, localizada na Terra Indígena Tapirapé/Karajá.

Ambas as instituições de ensino trabalharam juntas e plantaram quatro mil mudas (duas mil na Terra Indígena Tapirapé/Karajá e duas mil no Projeto de Assentamento Presidente). As mudas nativas foram cultivadas em uma área total de quatro hectares. A iniciativa faz parte das atividades de educação ambiental previstas no projeto Interagir, que é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

O diretor da escola municipal, Paulo Henrique Silva, considerou esta uma atividade muito importante. "É um trabalho de formiguinha, que vai dar resultado lá na frente", ele afirmou. O Projeto Interagir tem como objetivo unir indígenas e não indígenas para recuperar áreas degradadas. São diversas iniciativas no município de Santa Terezinha.

A mata ciliar é essencial para a preservação dos recursos hídricos. De acordo com a Agência Nacional das Águas (ANA), é necessário que a área florestada nas margens dos rios seja de, pelo menos, 20 metros para que a retenção de agrotóxicos e outros poluentes seja eficiente.


Foto: Divulgação

Sair da versão mobile