Ícone do site

Prefeitura de SP prorroga inscrições para startups de tecnologias verdes

Serão selecionadas 20 iniciativas para receberem qualificação no Hub Green Sampa.

Published 21/05/2021
hub green sampa

HUb Green Sampa. Foto: Nelson Kon

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, está selecionando startups verdes interessadas em participar da aceleração do Green Sampa, programa que apoia projetos que promovam soluções para temáticas ambientais. Serão escolhidas 20 propostas de empreendedores que atuem na capital para receberem qualificação em formato de aceleração durante um ano no Hub Green Sampa – Centro de Inovação e Negócios Verdes, que será instalado na Praça Victor Civita, região de Pinheiros, zona oeste. Abertas inicialmente até abril, as inscrições para o programa gratuito de residência foram prorrogadas até 4 de junho.

Para participar, os interessados devem apresentar projetos e soluções inovadoras sustentáveis dentro de nove eixos: água e saneamento; ecoagricultura e segurança alimentar; eficiência e clean web; eficiência energética, energias limpas e armazenamento energético; indústria limpa e logística reversa; mobilidade urbana e transportes; parques e áreas verdes; qualidade do ar e; resíduos sólidos.

“Com o Green Sampa, a Prefeitura de São Paulo reforça o seu compromisso de promover políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável da nossa cidade. O Programa é um estreitamento da relação entre poder público e o setor privado na busca por soluções socioambientais”, destaca a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “A aceleração neste momento será fundamental, tanto para apoiarmos o setor economicamente como para fortalecer o ecossistema empreendedor dessas empresas”, complementa.

Na seleção das startups, serão utilizados os critérios de impacto ambiental, modelo de negócios, tecnologia e inovação e equipe. Já no processo de aceleração, as atividades serão personalizadas de acordo com a maturidade de cada um dos negócios, que são:

Ideação: negócios que estão em fase inicial, construindo e levantando hipóteses, identificando o problema e a lacuna de mercado. Empresas já existentes no mercado que querem desenvolver um produto ou serviço novo.

Validação: negócios já existentes no mercado, cujo produto e modelo estão em experimentação, testados e com MVP – Produto viável mínimo pronto ou em construção.

Tração: negócios já existentes no mercado, com clientela, organizados e gerando receita, mas que estão em fase de identificação de áreas para crescer, fontes alternativas de renda e aumento de equipe e faturamento.

Escala: negócios estruturados, com espaço no mercado, com desafios de crescimento constante e investimento para expandir e replicar.

Durante a aceleração de 12 meses, os projetos receberão oficinas de empreendedorismo para estruturação da modelagem de negócio, mentorias individuais e coletivas, acesso ao mercado através de rodadas de negócios nacionais e internacionais, entre outros.

Além disso, os empreendedores terão à disposição uma infraestrutura de trabalho. No térreo do Hub, as startups residentes poderão expor as suas iniciativas e suas tecnologias para apreciação do público. Já no primeiro andar, a Prefeitura de São Paulo está preparando um espaço composto por computadores, sala de reunião, acesso à internet, além de uma sala de áudio para gravação e produção de conteúdos, que será utilizado pelas empresas selecionadas para a residência.

“O Green Sampa reforça a cidade de São Paulo como agente de fomento de negócios verdes e no desenvolvimento de tecnologias verdes. Assim, colaboramos com a geração de emprego e renda”, declara Frederico Celentano, presidente da Ade Sampa.

Como se inscrever: As inscrições podem ser feitas até 4 de junho.

Sair da versão mobile