Ícone do site

Roadshow vai levar cursos sobre energia solar ao Vale do Ribeira (SP)

Governo de SP, ABGD e Huawei levam projeto internacional de energia renovável para o Vale do Ribeira.

Published 29/04/2021
cursos de energia solar

Imagem: Divulgação | ABGD

O Vale do Ribeira é foco de projetos de desenvolvimento por parte do governo de São Paulo. Com uma parceria internacional, o estado vai levar para 13 cidades da região cursos de capacitação técnica para a instalação de sistemas de energia fotovoltaica.

Os cursos serão ministrados pelo “RoadShow Huawei Solar”: um projeto itinerante da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) para estimular o mercado de energias renováveis no Brasil. A meta é qualificar 260 pessoas.

O projeto obteve apoio internacional e foi selecionado pelo The Climate Group para receber um aporte de US$ 10 mil do Future Fund, fundo que contribui com medidas para minimizar os impactos das mudanças climáticas.

Como será

Os cursos terão início em maio. O caminhão solar sairá de São Paulo em 2 de maio e chegará em Pedro de Toledo, primeira cidade do Vale, no dia seguinte. Após passar pelas 13 cidades, a unidade móvel irá pelo litoral paulista e por outras regiões do interior do estado.

As aulas serão realizadas em uma sala de aula adaptada, construída dentro de uma unidade móvel de treinamento, que fará o trajeto entre as diversas cidades. O espaço também conta com uma casa com cozinha e lavanderia com sistema de microgeração on-grid e off-grid real, utilizado para as atividades demonstrativas. 

Serão oito horas de atividade, que incluem noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas. Os alunos que quiserem a certificação de instaladores serão encaminhados para a capacitação integral, oferecida pelo SENAI e por outras instituições de ensino.

O projeto conta com o patrocínio da empresa de tecnologia Huawei, da Risen Solar Technology e da Charles Stewart Mott Foundation

Mais detalhes

A lista completa dos municípios pode ser consultada no site.

A inscrição é um 1kg de alimento não perecível e o interessado deve se inscrever no site do evento.

O RoadShow Solar também chegará em Rondônia (BR), em uma iniciativa para levar energia fotovoltaica para comunidades isoladas. 

Os organizadores garantem que serão seguidos todos os protocolos para Covid-19.

Sair da versão mobile