Ícone do site

Mentoria gratuita apoia criação de negócios sustentáveis

Inscrições vão até o dia 22 de outubro e estão abertas a equipes de todo Brasil. O evento faz parte das atividades da Semana Lixo Zero.

Published 19/10/2020
sustentabilidade

Foto: Pixabay

Negócios, empresas, empreendedores, marcas e organizações que acreditam na sustentabilidade como valor e ferramenta para transformação podem se inscrever no Design Lab: Mentoria Criativa para Sustentabilidade, que será realizado entre os dias 26 e 31 de outubro em formato totalmente on-line. A inscrição é gratuita e deverá ser feita até o dia 22 de outubro neste link.

A proposta, que faz parte da programação da Semana Lixo Zero Joinville 2020 entre os dias 23 e 31 de outubro, funciona como um laboratório criativo para aprender, criar modelos e explorar possibilidades de negócios mais sustentáveis. Os inscritos participarão de workshops e de mentorias e interação com especialistas na área de negócios e sustentabilidade.

“As mentorias serão focadas em fazer as equipes participantes repensarem seus modelos de negócios, pensar no seu branding, na sua comunicação e identificar as principais prioridades de ação”, explica um dos organizadores do evento, Gustavo Rittzmann, da Rastro Sustentabilidade.

No total, serão 15 horas de mentorias guiadas pelas metodologias de Design Sprint, focado em elaborar uma solução em design para um determinado desafio. As equipes participantes devem ser formadas pelo mínimo de 3 e máximo de 5 integrantes, que podem ser os idealizadores do negócio, tomadores de decisão e os colaboradores que compõem o empreendimento.

O evento é organizado pela Rastro Sustentabilidade, em parceria com os mentores convidados.

Atividades e mentores

Durante as manhãs, as equipes participam das mentorias, com duas horas de apresentações mais feedbacks e uma hora de briefing das tarefas. Às tardes, de forma autogerida, elas terão de quatro a seis horas para desenvolver as tarefas.

Para as mentorias e desenvolvimento das tarefas serão utilizadas as ferramentas digitais Zoom Meetings, grupo no Whatsapp, Miro e Google Drive.

As mentorias serão desenvolvidas por:

Pedro Segreto – Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Design pela PUC RJ, é designer e consultor independente especializado na facilitação de processos ágeis e cocriação e design sprints.

Anna Cavalcanti – Formado em designer industrial pela Universidade Federal de Pernambuco e Instituto Europeu de Design (Milão, Itália), atua na área de design e inovação para a sustentabilidade, além de lecionar nos cursos de graduação e mestrado da Universidade da Região de Joinville (Univille).

Renzo Menegon – Iniciou a carreira em Milão (Itália) e tem mais de 20 anos de experiência em cocriação de conceitos, produtos e estratégias de design. Atualmente coordena a redefinição de design de uma geração de produtos das marcas Brastemp e Consul, ambas da Whirlpool.

Miguel Cañas – Arquiteto, sócio da Metroquadrado Arquitetura e da consultoria criativa Atlas. Além de professor universitário, é responsável pela criação dos workshops A Fenda e Refúgio Criativo, além de cofundador do Instituto Yakã.

Mônica Godoy Fonseca – Educadora, Psicanalista e Analista Ambiental. Especialista em Gestão de Resíduos Sólidos, Mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais e Especialista em Gestão de Conflitos e formação de liderança.

Marco Maia – Designer de produtos e serviços, é consultor e promove workshops e palestras com o tema de design de produtos, old school, design de serviços, design thinkingdesign circular e tendências comportamentais.

Sobre a Semana Lixo Zero

Idealizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, a Semana Lixo Zero é uma mobilização de vários segmentos da sociedade em torno de soluções para o problema da produção excessiva e descarte incorreto do lixo. São cerca de 10 dias de atividades organizadas de forma colaborativa e voluntária por instituições de ensino, empresas, coletivos, órgãos públicos e pessoas físicas.

Atualmente, a Semana ocorre em mais de 100 cidades localizadas em todas as regiões do país. Em Joinville, a mobilização ocorre há 7 anos, com mais de 500 atividades executadas e mais de 25 mil participantes. O evento é organizado pela Rastro Sustentabilidade.  A Semana Lixo Zero é patrocinada pela Neogrid, Meu Resíduo, Fliperama Coworking e Termotécnica.

Sair da versão mobile