Ícone do site

Aberto edital para projetos de neutralização de gases de efeito estufa

Programa Compromisso com o Clima apoia ações de mitigação às mudanças climáticas e estabelece conexões com novos parceiros

Published 18/03/2021
projetos clima

Inscrições para o vão até o dia 24/03/2021. Foto: Reprodução | Programa Compromisso com o Clima

Projetos de neutralização de gases de efeito estufa podem se inscrever no Programa Compromisso com o Clima até o dia 24 de março de 2021. Projetos de diversas áreas podem ser inscrever no edital – como iniciativas com foco em energia, manejo de resíduos e substituição de combustíveis fósseis.

Nesta edição, no entanto, serão priorizadas ações focadas em agricultura, floresta e uso do solo, incluindo iniciativas de Redução das Emissões do Desmatamento e da Degradação Florestal (REDD+), tanto para a Amazônia quanto para outros biomas brasileiros.

As inscrições para podem ser feitas pelo site compromisso.ekos.social.

Impactos positivos

Atualmente, a Plataforma já está vinculada a quinze projetos localizados nas cinco regiões brasileiras. Por meio deles, já foram gerados mais de 750 mil créditos de carbono (equivalentes a 750 mil toneladas de CO2), gerando impactos sociais e ambientais positivos.

Um dos diferenciais do Programa Compromisso com o Clima é o seu modelo colaborativo de gestão. As organizações apoiadoras participam das tomadas de decisões e das definições sobre como os projetos devem ser avaliados. Todas as organizações têm amplo acesso aos dados dos projetos (como impactos e riscos), além de compartilhar informações e boas práticas por meio da Plataforma Ekos Social.

Lançado em 2017, o Programa Compromisso com o Clima é uma iniciativa lançada por Itaú e Natura, com o apoio do Instituto Ekos Brasil. O intuito foi unir forças para compensar suas emissões inevitáveis de processos produtivos de maneira conjunta ao selecionar projetos que reduzem emissões e geram benefícios sociais e ambientais ao mesmo tempo. Ao longo dos anos, outras empresas se juntaram à plataforma como B3, MRV e Lojas Renner. Em 2021, a Localiza também passa a integrar o Compromisso com o Clima.

Sair da versão mobile