Nesta semana, o Parque Villa-Lobos, em São Paulo, recebe o Summit Agenda SP+Verde, encontro internacional pré-COP30 realizado pelo Governo de São Paulo, em parceria com a Prefeitura e a USP. O evento vai reunir lideranças públicas, empresariais, acadêmicas e da sociedade civil em torno de uma agenda integrada de desenvolvimento sustentável, inovação e economia verde, oferecendo ao público experiências imersivas que traduzem os principais eixos temáticos da conferência que acontecerá em novembro na cidade de Belém: finanças verdes, justiça climática, cidades resilientes, transição energética e economia circular.
Mais do que um evento, o Summit Agenda SP+Verde é uma vivência. Cada ativação propõe uma imersão que combina arte, tecnologia e ciência, estimulando o visitante a refletir sobre os papeis individual e coletivo na construção de um futuro mais sustentável. Com sete palcos simultâneos, área de inovação, rodada de negócios e visitas guiadas a projetos de referência, a programação contará com mais de 100 paineis, oficinas práticas e ativações sensoriais. O público também poderá participar de experiências de economia circular — como o Hub da Circularidade, a coleta de resíduos eletroeletrônicos com conversão em mil mudas nativas da Mata Atlântica, e espaços de prática e redesign — além de uma programação artístico-cultural distribuída por todo o parque, conectando conhecimento, experiência e engajamento social.
“Cada ativação foi pensada para traduzir de forma concreta os eixos da agenda climática e urbana, promovendo reflexão e engajamento do público. Ao transformar o Parque Villa-Lobos em um ecossistema de experiências, o evento demonstra como políticas públicas e colaboração entre governo, sociedade e iniciativa privada podem gerar impactos reais na construção de cidades mais verdes, justas e conectadas”, afirma Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
Confira as experiências a partir dos eixos temáticos.
Eixo Amarelo – Finanças Verdes
Árvore Capital Vivo
A instalação apresenta uma estrutura imponente em formato de árvore por onde “fluem” conexões de dados, investimentos e impactos ambientais positivos. Nas folhas-digitais, conteúdos em looping mostram projetos sustentáveis, parcerias e financiamentos que impulsionam a transição para um futuro mais limpo. É uma metáfora viva da circulação de recursos e ideias que alimentam as finanças verdes.
Reflexo da Transformação
Em um espaço revestido de espelhos, o visitante se vê literalmente refletido nas mudanças que deseja ver no mundo. Palavras de atitude cobrem paredes e chão, estimulando uma reflexão sobre o papel individual e coletivo na transformação ambiental.
Eixo Verde – Justiça Climática
Oca Vozes do Clima
Inspirada nas estruturas indígenas, a oca geodésica abriga uma experiência de escuta e empatia. Totens verticais e painéis de LED apresentam depoimentos de pessoas dos mais diferentes segmentos que na sua atuação contribuem para a questão climática, ressaltando a dimensão social do desafio ambiental. A instalação reforça a importância da inclusão e da justiça climática no debate sobre desenvolvimento sustentável.
Eixo Azul – Cidades Resilientes
Jardim da resiliência
Inspirado nos jardins de chuva espalhados em diversos espaços públicos, o ambiente convida as pessoas a entenderem a resiliência das cidades diante dos obstáculos enfrentados no dia a dia. Um totem interativo procura mostrar à população as ações do Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática do Estado de São Paulo.
Instalação “ODS e Sustentabilidade Global” – Pavilhão ODSs
Espaço dedicado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, onde cada meta é traduzida em experiências visuais e educativas. O visitante é convidado a reconhecer como esses objetivos estão interligados à vida nas cidades e às políticas públicas ambientais do Estado, reforçando a importância da cooperação global.
Eixo Vermelho – Transição Energética
Labirinto da Transição
Uma jornada sensorial conduz o público pelos desafios e escolhas que marcam a saída do modelo fóssil rumo a uma matriz energética limpa. Dentro da tenda-labirinto, o visitante percorre diferentes caminhos, enfrenta dilemas e descobre conteúdos sobre energia, mobilidade e inovação. Ao final, uma mensagem inspiradora: “O caminho da transição é coletivo — mas começa no passo de cada um.”
Furando a Bolha
Infláveis transparentes espalhados pelo espaço exibem falsas verdades sobre sustentabilidade, convidando o público a “furar a bolha” e acessar informações reais via QR Codes. Frases como “Só países ricos conseguem fazer a transição energética” ganham novas perspectivas, mostrando o Brasil como potência renovável em sol, água, vento e biomassa.
Summit Agenda SP+Verde
- 4 e 5 de novembro de 2025
- Horário: Das 9h às 21h
- Onde: Parque Villa-Lobos (entrada principal), São Paulo — SP
- Entrada gratuita
- Programação completa, retirada de ingressos e inscrições para visitas guiadas em: www.agendaspmaisverde.org.br

