Ícone do site

Pimp My Carroça em Circuito procura voluntários

Published 19/11/2019

Catadores e Catadoras de São Paulo vão receber cuidados pessoais e reformar suas carroças

Pimp My Carroça em Circuito está marcado para o dia 30 de novembro, sábado, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. Será um dia de mutirão de pintura e reforma de carroças, além de atendimentos de saúde e bem-estar para catadores e catadoras de todas as regiões da cidade.

Organizado pelo movimento Pimp My Carroça, o evento pretende contemplar cerca de 40 catadores, que terão suas carroças reformadas e pintadas por artistas de arte urbana (graffiti) convidados pelo projeto. Além disso, serão distribuídos itens de segurança, como capa de chuva, luvas emborrachadas, roupas refletivas, dentre outros.

Durante a reforma, os catadores podem participar de atendimentos de beleza, saúde e bem-estar, oferecidos por meio de parcerias com instituições e voluntariado. Shows e atividades culturais também fazem parte da programação do dia.

Realizado com base nos modelos de mutirão e voluntariado, o evento abre uma chamada para voluntários de diferentes áreas, como profissionais de beleza, tratamento estético, massagem, podologia, fotógrafos, produção, apoio geral e acompanhamento aos catadores e catadoras no dia do evento. As inscrições podem ser feitas pelo link.

Pimp My Carroça em Circuito acontece desde 2012 e já atendeu 684 catadores e catadoras, com a participação de 1.551 voluntários e 677 artistas. Ao todo, foram realizadas 21 edições em cidades como São Paulo, Salvador, Recife, Manaus, Cuiabá, Brasília, Bogotá, Medellín, Quito, dentre outras.

“Decidimos fazer parte deste movimento porque acreditamos no poder transformador que ele tem na vida das pessoas. Enxergarmos a possibilidade de em conjunto com a galera do Pimp ampliar o conhecimento sobre o projeto. Queremos juntos e cada vez mais disseminar a mensagem da importância desses catadores e catadoras para o meio ambiente”, afirma Richard Lee, Head de Sustentabilidade da Cervejaria Ambev, patrocinadora do evento por meio da Lei de incentivo à Cultura – PRONAC. 

Pimp My Carroça

Voltado aos catadores de material reciclável, o Pimp My Carroça é um movimento que atua desde 2012 para tirar esses trabalhadores da invisibilidade – e aumentar suas rendas – por meio da arte, sensibilização, tecnologia e participação coletiva.

 Desde o seu início, mais de 1.900 catadores/as foram atendidos, mobilizando cerca de 1.200 grafiteiro(as) e aproximadamente de 2.400 voluntário(as) – além de 23 cooperativas de catadores que receberam mutirões de pintura. As ações do projeto foram replicadas em cerca de 50 cidades de 15 países diferentes, como Colômbia, Argentina, EUA e Marrocos.

Sair da versão mobile