Ícone do site

ONU promove workshop de direitos humanos com foco em indígenas

Evento online vai falar sobre o sistema internacional de proteção de direitos humanos, focado nos direitos dos povos indígenas

Published 24/02/2021
ONU indígenas

Indígena brasileira na sede da ONU em Genebra. Foto: Acervo pessoal | Ro’otsitsina Xavante

A ONU Brasil promoverá um workshop de três dias sobre o sistema internacional de proteção de direitos humanos, focado nos direitos dos povos indígenas. O evento online é aberto a indígenas e não indígenas e será conduzido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Serão oito horas de capacitação entre os dias 1 e 3 de março de 2021 e as inscrições podem ser feitas até o dia 26 de fevereiro.

Liderado por Ro’otsitsina Xavante e Alceu Karipuna, bolsistas indígenas sênior da ONU Direitos Humanos no Brasil, o workshop visa oferecer um panorama sobre mecanismos internacionais de defesa dos direitos humanos. Para as pessoas indígenas, o objetivo é também proporcionar subsídios que permitam a essas populações acompanhar e dar apoio a suas comunidades e organizações na defesa de seus próprios direitos.

“Queremos promover atividades exemplares de advocacy (defesa) com a participação de lideranças indígenas, além de fortalecer a participação de indígenas e não indígenas no âmbito da defesa dos direitos humanos desses povos e ampliar as redes de apoio”, explica Ro’otsitsina, responsável por um encontro com lideranças indígenas sob a mesma temática no final do ano passado.

Workshop Nações Unidas e Povos Indígenas:
Defendendo os direitos dos povos indígenas internacionalmente

Público-alvo 

Pessoas indígenas que representam suas comunidades ou organizações; pessoas não indígenas que atuam com organizações indígenas ou indigenistas.

Datas 

1, 2 e 3 de março de 2021, às 14 horas (horário de Brasília).

Local

Plataforma Zoom (o link será enviado por e-mail às pessoas inscritas).

Inscrições

As inscrições devem ser feitas até as 12 horas (horário de Brasília) do dia 26 de fevereiro de 2021. Para participar, é preciso preencher e enviar uma ficha e a carta de apoio (no caso de indígenas) ou a carta de recomendação (no caso de não indígenas) para o e-mail fellow.alceukaripuna@ohchr.org com o assunto “[Inscrição] Nações Unidas e Povos Indígenas: Defendendo os direitos dos povos indígenas internacionalmente”. Inscrições com informações ou documentos faltantes não serão consideradas. É necessário ter acesso a uma conexão estável à internet para participar.

Para fazer o download da ficha de inscrição/carta, clique aqui (indígenas) ou aqui (não indígenas).

Sair da versão mobile