Ícone do site

Festival Consumo Consciente visa incentivar bons hábitos sustentáveis

O objetivo do evento é colaborar para a implantação de uma nova cultura de produção e consumo.

Published 27/04/2021

Nesta quarta-feira (28) acontece o Festival Consumo Consciente: Semeando Bons Hábitos, um evento online que levará a temática de sustentabilidade para o grande público, de forma gratuita, por meio da música, da arte e da cultura. A programação inclui oficinas de gastronomia, música e bate-papo sobre sustentabilidade.

O objetivo do evento é colaborar para a implantação de uma nova cultura de produção e consumo que respeite os limites do meio ambiente e que traga a plena harmonia entre os homem e a natureza. Além de dar voz a uma revolução que está acontecendo em todos os lados, principalmente nas periferias, para lembrar que juntos podemos fazer muito pela sustentabilidade do planeta. 

Pensando em impactar ainda mais pessoas, as ações do Festival se unem ao Stop Food Waste Day Brasil, uma campanha global que acontece simultaneamente em mais de 40 países com o objetivo de educar e promover mudança de comportamento em relação à epidemia de desperdício de alimentos que assola o planeta. O movimento busca reforçar a importância do aproveitamento completo de alimentos em receitas saudáveis e sustentáveis. 

Painéis:  

O evento se inicia com um super bate papo sobre Inovação e Economia Circular entre Fernando Calamita  e Mara Baggio da GRSA | Compass Group, empresa referência em serviços de alimentação e suporte, Fernando Beltrame da Eccaplan, consultoria em sustentabilidade que auxiliando empresas e eventos a quantificarem e neutralizarem suas emissões de carbono, além de reduzirem os resíduos gerados  e Valéria Paschoal, nutricionista e diretora da VP Nutrição Funcional.

O evento também terá a presença do ator e empresário da Vila das Palmeiras, Marcos Palmeira, que falará sobre Como criar bons hábitos e empresas sustentáveis com Fernando Beltrame da Eccaplan e Derek Gallo da Awí Superfoods. 

Oficinas: 

A programação conta com Chefs que realizam oficinas de gastronomia durante todo o dia. A Chef Carina Muller, com seu trabalho de conscientização e reeducação alimentar mostrará como os alimentos podem durar mais,  já o Chef Renato Caleff, ensinará técnicas da gastronomia funcional, orgânica e saudável. Com foco no equilíbrio entre corpo, mente e espírito, a Chef Anna Elisa de Castro, fundadora da NOS Escola, ensina receitas criativas para não desperdiçar nenhum alimento. O Sabor de Fazenda Ervas e Temperos ensina sobre os benefícios de cada planta e a delícia de fazer sua própria horta.

Ação Social e doações: 

Durante o evento também serão apresentadas ações sociais desenvolvidas no Brasil, que impactam na alimentação saudável de comunidades carentes e ações de caráter cultural que atuam no desenvolvimento de crianças e famílias inteiras. 

O Festival falará sobre o projeto criado pela Chef de Cozinha Mônica Rydlewski que no início da pandemia passou a ajudar no preparo das marmitas que tem sido distribuída para famílias na comunidade de Paraisópolis e que tem se estendido para a dentro das casas dos moradores (aqueles que tiverem interesse, recebem mudas para plantar verduras e temperos em casa). A chef Mônica também tem promovido lives para ensinar receitas simples, baratas e nutritivas, mostrando forma de reaproveitamento dos alimentos, diminuindo assim o desperdício de comida. 

Por meio de um QR Code será possível realizar doações para as ONG’s: Fundação Amor Horizontal, que trabalha com  a  proposta  de  atender  às necessidades emergenciais de bebês, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica por meio de projetos que envolvam crianças nos diversos estados e regiões brasileiras, como Amazônia e Sertão Nordestino. E o Banco de Alimentos, uma associação civil que recolhe alimentos que já perderam valor de prateleira no comércio e indústria, mas ainda estão perfeitos para consumo, e os distribui onde são mais necessários por meio de instituições sociais cadastradas no projeto. 

Atrações Musicais:

Orquestra Filarmônica de Paraisópolis

No quesito atrações musicais, além da diversão o evento aborda temas como o processo sustentável de confecção de seus instrumentos com utensílios de cozinha com a banda Kick Bucket que usa baldes como beats, texturas alternativas e melodias jazzísticas, fazendo um estilo de groove urbano original. Na sequência, abordando a importância da música no momento pandêmico, a dupla do Sax in The Beats com John, o baterista, tem uma cabeça de cavalo e o Nilton, o saxofonista, tem uma cabeça de Panda, mostram com uma apresentação divertida ajuda a quebrar a rotina estressante de quem vive nessa grande metrópole brasileira. 

Para fechar com chave de ouro, além de encantar a todos, a Orquestra Filarmônica de Paraisópolis, criada e idealizada pelo compositor, orquestrador e arranjador Paulo Rydlewski, em 2010, que falará da importância da doação de instrumentos musicais e o seu trabalho de ensinar música que possibilita novas oportunidades e perspectivas para o futuro de crianças e jovens da comunidade, na zona sul da Capital Paulista.  Além disso, apoiam  e cuidam da Horta comunitária que é transformada em doação de marmitas para a comunidade. 

Para conferir os horários e a programação completa, acesse o site oficial do evento

Entre os apoiadores do evento estão: IFCO Caixas Sustentáveis, Pink Farm Orgânicos, MR Veggy Plant Based, Awí Superfoods (Produtor de Açaí), Greenpeople, B. Live.

O Projeto é apoiado pela Secretaria de Cultura e Governo do Estado de São Paulo por meio do ProAC. Com patrocínio da GRSA, apoio Institucional do Stop Food Waste Day, produção Veredas e Eccaplan  e Co Produção 2 Marias e Acomz.   

Festival Consumo Consciente

Criado com o intuito de fomentar e difundir a conscientização de temas ligados à sustentabilidade como o consumo consciente, o combate ao desperdício de alimentos, bons hábitos alimentares e o aumento do hábito da reciclagem. O evento colabora para a implantação de uma nova cultura de produção e consumo que respeite os limites do meio ambiente e que traga a plena harmonia entre os homem e a natureza, por meio de palestras, oficinas e música. Tudo com acesso gratuito.

Sair da versão mobile