Ícone do site

Programa realiza Feira de Trocas de Brinquedos no dia 12 de outubro em SP

Ação contribui para que os pequenos deem um novo significado aos seus brinquedos usados e incentiva reflexões sobre hábitos de consumo.

Published 08/10/2018
natal brinquedos

Foto: iStock

Para comemorar o Mês das Crianças com mais diversão e menos consumo, o programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, organiza, na tarde do dia 12 de outubro, uma Feira de Trocas de Brinquedos. Com entrada gratuita, a Feira acontece das 12h às 17h, na Praça Major Sertório, na Vila Buarque, em São Paulo. Além de proporcionar a interação entre as crianças, a atividade é uma maneira de refletir sobre os apelos ao consumismo na infância e fomentar mudanças de hábito sobre nossos atuais padrões de consumo, como estabelecem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 e 12, da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Diariamente as crianças são impactadas por publicidades dirigidas a elas que estimulam o consumo inconsequente e, nesse período que antecede o Dia das Crianças, o volume só aumenta. A Feira de Trocas de Brinquedos é uma alternativa sustentável de lazer que envolve reflexões sobre consumo, promove colaboração, socialização e criatividade entre as crianças, ao estimular que elas deem novos significados aos seus brinquedos. Além das trocas, esses encontros apresentam novos hábitos e, nesse contexto, é possível ensinar às crianças que trocar pode ser muito mais divertido do que comprar”, considera Ekaterine Karageorgiadis, coordenadora do Criança e Consumo.

Durante todo o mês de outubro, o Criança e Consumo incentiva que mães, pais, e responsáveis, educadores, vizinhos, entre outros grupos, organizem suas próprias Feiras de Trocas de Brinquedos. A iniciativa pode ser realizada em escolas, no quintal de casa, parques públicos ou quaisquer outros espaços coletivos. Para saber como organizar a sua Feira de Trocas de Brinquedos ou comunicar a realização da atividade em sua cidade, o Criança e Consumo disponibiliza em seu site informações e materiais de apoio para divulgações.

Sair da versão mobile