Ícone do site

Concurso de fotografia Amazoniar anuncia vencedores

As 17 imagens escolhidas serão exibidas na COP26 para mostrar ao mundo as diversas realidades amazônicas

Published 05/11/2021
fotos amazônia concurso

Shamã traz a cura, fotografia vencedora na Categoria Herança Cultural, de Diego Carvalho.

Elza Lima, Felipe Russo, José Sabino e Martha Fellows, jurados da primeira edição do concurso de fotografia Amazoniar do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), selecionaram os vencedores das quatro categorias: Ciências da terra, Herança cultural, Conservação e Biodiversidade. Foram escolhidas 17 fotografias entre 160 candidaturas.

Foto de Roberto Leite Filho, uma das vencedoras na categoria Ciências da Terra.

Com o objetivo de incentivar o registro de realidades da Amazônia, além da produção cultural e artística na região, o concurso fez parte do Amazoniar – iniciativa do IPAM para promover um diálogo global sobre a floresta amazônica e sua influência nas relações entre o Brasil e o mundo.

As fotografias vencedoras são exibidas em Glasgow (Escócia), parte da programação do Brazil Climate Action Hub – espaço criado por diversas organizações da sociedade civil brasileira dentro da COP26, que acontece na cidade até o dia 12 de novembro.

Foto de José Rodrigues, uma das vencedoras na categoria Conservação.

A partir do dia 17/11, as imagens poderão ser vistas no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, ao lado da exposição “Fruturos – Tempos Amazônicos”, com duração de seis meses.

Nesta quinta-feira, o público pode também conferir as fotografias gratuitamente em uma exposição temporária do IPAM no parque Kelvingrove (6 Professors’ Square, Glasgow G3 6BY – United Kingdom).

“A fotografia é um gesto poderoso, capaz de ir além de si mesma e de suas fronteiras.”

Lucas Ramos, coordenador do Amazoniar
Ciclo, foto de Leonardo Miranda, uma das vencedoras da categoria Biodiversidade.

“Aqui encontramos o olhar de vários produtores de imagens, com origens tão plurais quanto a diversidade da floresta: de visitantes encantados a residentes seculares. Seus recursos naturais, suas populações, seus esforços para a conservação e sua biodiversidade foram registrados por uma perspectiva íntima do que a floresta amazônica representa e que mensagem eles querem que o mundo veja”, declarou Lucas Ramos, coordenador do Amazoniar.

Para conferir quais foram as fotografias vencedoras, clique aqui.

Foto de W.M., uma das vencedoras da categoria Herança Cultural.
Sair da versão mobile