Ícone do site

Personal trainer prepara treinos para se fazer em casa

Profissional ajuda quem está em casa a manter uma rotina de atividades físicas para manter a saúde física e mental sem academias e equipamentos

Published 19/03/2020

Foto: Unsplash

Manter o corpo em movimento e praticar atividades físicas é uma das ferramentas que temos para manter corpo e mente saudáveis. Estamos enfrentando uma pandemia e cuidar na nossa imunidade e bem estar físico e mental é muito importante neste momento.

Ao mesmo tempo, não podemos circular e frequentar locais que sempre estiveram associados à prática de esportes e atividades físicas, como academias e clubes. A maneira como nos exercitamos também vai passar por algumas transformações nestes dias, mas isso não significa que devemos deixar de nos exercitar.

Pelo contrário, manter uma rotina de autocuidados inclui a prática de atividades físicas, além da higiene e boa alimentação. Se exercitar ajuda inclusive a aliviar o stress e a ansiedade, que fazem parte deste momento que estamos vivendo.

Para ajudar quem está em casa a manter o corpo ativo, o personal trainer Lucas Piero, ex-atleta da seleção brasileira de rugby, criou 3 treinos, para 3 perfis diferentes: idosos e pessoas que não estão habituadas a se exercitarem, quem pratica atividades físicas moderadamente e aqueles que tem um rotina de treinos mais intensa.

Lucas sugere que a rotina inclua dois dias de atividades físicas e um dia de descanso. “O importante é prestar atenção no seu corpo e respeitar os seus limites. Quem se sente bem treinando mais do que dois dias seguidos, pode fazer isso, mas é bom lembrar que o descanso também faz parte do cuidado com o nosso corpo”, explica o personal. “Quem tem alguma restrição, condição especial de saúde ou nunca fez atividades físicas, deve sempre consultar um médico antes”.

Confira algumas sugestões de atividades físicas preparadas por Lucas Piero:

Idosos ou Iniciantes

Foto: pxhere

Cada exercício deve ser feito uma vez, passando para o próximo até completar o circuito todo, com 4 exercícios. Depois de dar esta volta completa, recomeça a sequência, que deve ser repetida 4 vezes.

Atividade física moderada

A proposta aqui é fazer 30 segundos de cada exercício, com pausas de 15 segundos entre eles, repetindo esta sequência 3 vezes. O treino completo leva cerca de 12 minutos e pode ser feito uma ou duas vezes, de acordo com o preparo físico de cada um.

Segue a sequência de exercícios:

Praticantes de atividade física intensa

Foto: pxhere

Para este grupo, a ideia é completar a sequência de exercícios, no menor intervalo de tempo possível. Cada um faz no ritmo mais adequado para a sua condição física. Mesmo com o desafio do tempo, é preciso estar atento para a execução correta dos exercícios que é muito importante para evitar lesões e garantir os melhores resultados.

Quem tiver alguma dúvida em relação à execução ou frequência dos exercícios, pode entrar em contato com o Lucas Piero por meio do seu perfil no Instragram @lucaspiero1.

Sair da versão mobile