Banho Solidário Sampa leva higiene e conforto a moradores de rua

ONG garante banho quente, produtos de higiene e cuidados pessoais para população vulnerável em meio à pandemia

Foto: Divulgação | Banho Solidário Sampa

Durante o inverno, ainda mais em tempos de pandemia, os moradores em situação de rua são os mais prejudicados. Ao longo do ano e, sobretudo neste período, a ONG Banho Solidário Sampa promove ações de apoio social.

O trabalho voluntário consiste em proporcionar um banho quente, cuidados com a higiene e a doação de roupas limpas. A próxima ação ocorrerá na quinta-feira, 13 de agosto, na rua Pedro Machado, nos baixos do viaduto Antártica, na Zona Oeste, em São Paulo.

A ONG foi fundada em novembro de 2019, mas a operação começou durante a pandemia de Covid-19. Em geral, a ação ocorre ao longo de duas a três horas e atende cerca de 40 pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Além da experiência de banho, são oferecidas toalhas de banho, roupas limpas e bem conservadas, barbeador descartável, espuma de barbear, absorventes, roupas íntimas novas, desodorantes, escovas e pasta de dentes novas, além de álcool em gel, entre outros itens. Em parceria com outras instituições, o Banho Solidário Sampa oferece também corte de cabelo.

Passo a passo

Para a execução do projeto social, o Banho Solidário desenvolveu e fabricou um trailer especialmente projetado para ser autossustentável e ecologicamente correto, com água limpa para os banhos.

Após a atividade, o trailer retorna para a base operacional, onde a água pós banho é descartada na rede de esgoto da Sabesp, sendo totalmente higienizado com água, detergente e desinfetantes.

Os boxes foram revestidos com polipropileno, que permite a fácil higienização e impede o acúmulo de água suja em cantos e frestas. Assim, toda a infraestrutura elétrica e hidráulica foi pensada para um banho confortável, quentinho e ecologicamente correto.

Como ajudar?

A ação do Banho Solidário é mantida a partir de campanhas de doação, seja a partir de doadores individuais ou empresas.

Entre os parceiros estão a Lorenzetti, responsável pela doação de chuveiros elétricos e torneiras, entre outros produtos, e o Instituto Ana Hickmann, que doou produtos de higiene e oferece a mão de obra para cortes de cabelo.

A ação necessita de apoio para oferecer vestuário, roupas íntimas novas e álcool em gel.

As contribuições individuais vão desde itens de higiene até a ação “Adote um Banho”, que permite a doação em dinheiro. Como exemplo, doações de R$40 garantem o banho de, pelo menos, quatro pessoas.

Para saber mais e colaborar com o projeto, clique aqui.