Ícone do site

Guia ensina como “refrescar” as cidades

Manual abrangente traz estratégias comprovadas para alcançar o resfriamento urbano.

Published 18/02/2022
calor cidade

Foto: James Thomas | Unsplash

Um estudo recente revelou que, desde 2014, ondas de calor em ecossistemas marinhos se tornaram “o novo normal”. A crise climática não é mais conversa para o futuro. Eventos extremos são cada vez mais comuns, basta acompanhar o noticiário. Pode até parecer que gestores públicos estão sendo pegos de surpresa, porém cientistas já alertam há muito tempo sobre a necessidade de mirar em um desenvolvimento sustentável.

Os bons exemplos ainda são poucos, mas existem. Na COP26, foi lançado um guia abrangente com estratégias comprovadas para alcançar o resfriamento urbano.

Desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o guia prevê que a necessidade de energia para resfriamento de ambientes triplique até 2050.

Além disso, aponta como causa a combinação de redução na cobertura verde, as propriedades térmicas dos materiais comumente usados ​​em superfícies urbanas e resíduos de calor devido às atividades humanas.

Indo além de sinalizar os problemas, o manual mira em soluções ao trazer dezenas de exemplos e estudos de caso como inspiração para áreas urbanas – as mais suscetíveis às ondas de calor.

Foto: Gábor Molnár | Unsplash

Maior distribuição de espaços verdes ou azuis, maior ventilação, gerenciamento de calor residual, árvores nas ruas, superfícies frias e reflexivas que impeçam a absorção de calor e o uso de edifícios para aumentar as sombras em áreas públicas são algumas das sugestões do guia.

Alguns exemplos

Abaixo destacamos alguns casos de estudo que são detalhados no material, confira:

Por um mundo melhor para todos!

O guia ressalta que comunidades de baixa renda são geralmente as mais vulneráveis ​​ao calor. Portanto, os impactos negativos do aquecimento excessivo vão recair desproporcionalmente naqueles menos propensos a pagar ou ter acesso ao conforto térmico necessário. “Precisamos fazer a transição para formas mais justas e sustentáveis ​​de resfriar nossas cidades e torná-las habitáveis ​​para todos”, ressalta a publicação.

Confira o guia “Vencendo o calor: um manual de resfriamento sustentável para cidades”, em inglês.

Sair da versão mobile