Ícone do site

Cidade holandesa inaugura maior estacionamento de bicicletas do mundo

A ideia é que haja 33 mil vagas até 2020.

Published 14/08/2017

Utrecht é a quarta cidade mais populosa da Holanda, país que se destaca pelo grande número de ciclistas. A região central da cidade ganhará um espaço que integra cultura, lazer e uma imensa garagem subterrânea para bicicletas.

Com 17,1 mil metros quadrados, o estacionamento é capaz de abrigar seis mil bicicletas no momento. A ideia é que haja 33 mil vagas até 2020. Ele será gratuito durante as primeiras 24 horas e, passado esse período, tem um custo de € 1,25 (cerca de R$ 4,60).

Apesar de garantir muitas vagas, a demanda de quem usa bicicletas é sempre alta e em crescimento constante. Então, logo será necessário pensar em outras soluções. Atualmente, a cidade tem mais de 100 mil ciclistas fazendo viagens diárias. Mais do que lazer, o transporte é usado como meio de transporte.

O bacana da iniciativa é que esse tipo de investimento garante aos holandeses mais segurança na hora de guardar a bicicleta.

Martijn van es, porta-voz da organização de ciclismo holandês, afirmou que “para citar John Lennon, ‘a vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos’. Enquanto os políticos tomam suas decisões, enquanto as coisas são construídas, há mais pessoas andando de bicicleta”.

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile