Ícone do site

Ciclistas colam adesivos “Eu estacionei na ciclovia” em carros no Canadá

Em São Paulo, foi criada a versão brasileira do adesivo pelo coletivo “A batata precisa de você”.

Published 24/10/2014

Uma dupla de ciclistas encontrou uma maneira para protestar contra os motoristas que estacionam nas vagas reservadas às bicicletas em Toronto, a maior cidade do Canadá. Eles chamam atenção para esse fato imprimindo adesivos – e colando nos carros -, com os seguintes dizeres: I parked in a bike lane (Eu estacionei na ciclovia).

A ação nasceu de uma dupla de ciclistas independentes sem vínculos com empresas ou coletivos. Eles criaram um site para divulgar a iniciativa, mas não se identificam, apenas explicam que a ideia surgiu devido à frustração com o constante desrespeito aos ciclistas e a infraestrutura cicloviária da cidade.

 

Spotted! Keep 'em comin!! #iparkedinabikelane #bikeTO #bikelanes #gotcha

Uma foto publicada por #IParkedInABikeLane (@iparkedinabikelane) em

“A intenção não é causar dano ou vandalismo, e sim fazer com que os motoristas pensem duas vezes antes e talvez mudem suas atitudes. Estacionamento e condução em ciclovias não são apenas ações imprudentes e egoístas, mas também extremamente perigoso, especialmente para os ciclistas que não estão acostumados com tráfego das vias”, explica a dupla. Algumas ações são registradas no Instagram, veja aqui

Por meio do #IParkedInABikeLane, os ciclistas vendem os adesivos no site, que têm uma cor verde bem chamativa. Mas, adverte que quem decide aderir ao movimento deve ter cuidado, se responsabilizar e estar ciente de que pode ser confrontado com agressões.

Em São Paulo, foi criada a versão brasileira do adesivo pelo coletivo “A batata precisa de você”, que promove a ocupação regular do Largo da Batata, em Pinheiros. Entre as atividades culturais e de lazer que tomam conta do espaço todas as sextas-feiras, já foram distribuídas as etiquetas com a frase “Você estacionou numa ciclovia”.

Marcia Sousa – Redação CicloVivo

 

Sair da versão mobile