- Publicidade -

Este prato pode estimular crianças a comerem mais legumes

Designers usaram pesquisas científicas para criar ilusões de ótica que tornam alimentos mais atraentes

prato legumes crianças
Empresa alemã lança prato que promete estimular crianças a comer mais legumes. Foto: HAK
- Publicidade -

Pesquisas revelaram que as crianças alemãs estão comendo menos legumes do que deveriam. Entre os 4 e 8 anos, os pequenos consomem menos de 72 gramas de vegetais ao dia, enquanto deveriam comer entre 100 e 150 gramas.

Parte da resistência das crianças em consumir legumes pode ser explicada pela maneira como estes alimentos são apresentados. Com isso em mente, um projeto inusitado foi criado: um prato que estimula o consumo de legumes e hortaliças usando design e pesquisas científicas.

O projeto é da HAK, empresa que vende legumes enlatados, e recebeu o nome de “prato ajudante”, ou Het Helpende Bord em alemão. Os designers usaram como base pesquisas da Wageningen University que estudaram como ilusões óticas poderiam ajudar a estimular o consumo de legumes entre as crianças.

Prato usa pesquisas para ajudar a aumentar o consumo de legumes entre as crianças. Foto: HAK
- Publicidade -

O desenho do prato levou em conta 5 descobertas:

  1. As crianças imitam o comportamento de adultos, então ao invés dos tradicionais pratos coloridos e de materiais diferentes para os pequenos, foi criado um prato de cerâmica branca, igual ao usado pelos adultos na mesa.
  2. O prato é maior do que os pratos normalmente usados por crianças, então a quantidade de vegetais parece ser menor e oferece menos resistência.
  3. A área reservada para os vegetais é levemente mais clara que o resto do prato e, em contraste com o fundo branco, as cores ficam mais vivas e os legumes ficam mais atrativos.
  4. As pessoas tendem a comer o que está acessível. Por isso, uma pequena cavidade na área dos legumes permite que uma quantidade maior destes alimentos seja oferecida, em uma área que parece menor, é possível colocar mais vegetais.
  5. A orientação é que os pais coloquem a área destinada aos legumes mais perto das crianças. A tendência é que as pessoas comecem a comer pelo que está mais próximo.
Os “pratos ajudantes” estão sendo vendidos na Alemanha por 12,95 euros. Mas, algumas destas descobertas e princípios podem ajudar pais em todo o mundo a estimular o consumo de legumes e vegetais pelas crianças. Foto: HAK
- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok