Ícone do site

Banco de material reciclado aproveita água da chuva para regar plantas

Instalado na cidade indiana de Mumbai, sofá especial consegue armazenar até 1.800 litros de água.

Published 16/10/2013

Dois estúdios de arquitetura e design da Índia desenvolveram um banco capaz de armazenar a água da chuva para regar as plantas de praças e áreas verdes da cidade de Mumbai. Batizado de Water Bench, o objeto é feito com materiais reciclados e vem sendo usado para reduzir o consumo de água no cenário urbano.

Produzido com polietileno parcialmente reciclado, o Water Bench possui um reservatório interno, que é totalmente preenchido com água durante as precipitações. Assim, o móvel urbano atinge sua máxima eficiência durante os meses mais chuvosos do ano – segundo informou o site português Greensavers, o reservatório possui três diferentes níveis de armazenamento: o mais baixo capta 500 litros, o médio, mil litros, e o grande, 1.800 litros, que são reaproveitados no sistema de irrigação.

Os responsáveis pelo banco são os membros da MARS Architects e o escritório BMW Guggenheim Lab da Índia, que já apresentaram o Water Bench em Nova Iorque e durante a Semana de Design de Pequim. Tanto em Mumbai, como nas apresentações ao redor do mundo, o novo produto caiu nas graças do público e será instalado em Nova Iorque já no início de dezembro.

 

Em Mumbai, o projeto ainda está em fase de testes, que deverá durar por um ano – no entanto, várias áreas verdes da cidade já contam com o banco especial. Agora, os criadores do Water Bench vêm realizando esforços para espalhar a solução de reaproveitamento de água em todos os parques da cidade, a fim de tornar os sistemas de irrigação independentes da rede pública de saneamento básico.

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

Sair da versão mobile