Ícone do site

Roma pode criar maior fazenda solar urbana do mundo

Projeto arquitetônico visa revitalizar área na periferia da cidade

Published 06/03/2023
Expo Solar Park

Fazenda solar cobrirá uma área de 150 mil metros quadrados. | Imagem: CRA-Carlo Ratti Associati para Expo 2030 Roma

Roma, a capital da Itália, é uma das candidatas a sediar o World Expo 2030, um evento global voltado a levantar soluções para os principais desafios enfrentados pela humanidade. Para entrar no páreo, o escritório internacional de design e inovação CRA-Carlo Ratti Associati desenvolveu o projeto de um mega parque solar que cobre uma área de 150 mil metros quadrados na “cidade eterna”. Uma das intenções é instigar a possibilidade de um novo modelo de desenvolvimento urbano.

Para começar, o projeto propõe que o espaço da feira seja construído em Tor Vergata, um bairro periférico e densamente habitado de Roma. Todos os pavilhões serão totalmente reutilizáveis após o evento e a ideia principal é transformar a área em um distrito de inovação após o evento. O plano foi desenvolvido com vários parceiros, incluindo consultorias de sustentabilidade e infraestrutura, paisagismo e estratégia de mobilidade.

Apelidado de “Expo Solar Park”, se sair do papel, a fazenda solar cobrirá uma área de 150 mil metros quadrados e possui uma capacidade de produção de 36 megawatts-pico, tornando-se a maior fazenda solar urbana acessível ao público do mundo. O espaço será composto por centenas de “árvores solares” que abrem e fecham seus painéis ao longo do dia, colhendo energia e oferecendo aos visitantes ampla sombra.

Vista de cima, a infraestrutura dará ao local da Expo uma aparência de mosaico. Esta complexa rede energética será ainda complementada pelo pavilhão “Eco-system 0.0”, que proporcionará arrefecimento por evaporação.

Fazenda solar cobrirá uma área de 150 mil metros quadrados. | Imagem: CRA-Carlo Ratti Associati 

O projeto divide o local da Expo 2030 Roma em três áreas principais – a Cidade, o Boulevard e o Parque, em um layout oeste-leste entre o mundo artificial e o mundo natural. A ideia é que ambos os “mundos” devem existir em harmonia se quisermos obter sucesso no combate às mudanças climáticas. O layout é caracterizado por uma transição gradual do urbano para o natural à medida que se move do oeste para o leste.

A cidade no oeste funciona como a Expo Village e se tornará uma extensão do campus da Universidade de Tor Vergata após o evento. O Boulevard, eixo central voltado para pedestres, é um percurso através de todos os pavilhões nacionais. Finalmente, o Parque a leste é coberto por uma vegetação exuberante e acentuado por edifícios temáticos, incluindo o “Pale Blue Dot”, um pavilhão dedicado à divulgação do conhecimento sobre o mundo natural.

Expo 2030

O compromisso do projeto com a revitalização do bairro é exemplificado pela reaproveitamento de um enorme complexo esportivo projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Abandonada por 15 anos, a estrutura, conhecida localmente como “Le Vele”, se tornará um dos principais pavilhões da Expo 2030 Roma, hospedando eventos públicos e mostrando a transformação de Tor Vergata. Junto a ela, a entrada principal do recinto expositivo serve como ponto de acesso primário com um conjunto de novas ligações de transporte e mobilidade. Entre eles, um longo corredor verde liga a feira aos sítios arqueológicos adjacentes e outros edifícios e monumentos históricos de Roma.

O escritório de arquitetura CRA-Carlo Ratti Associati tem vasta experiência em projetar e construir em Expos Mundiais. A empresa projetou, por exemplo, o Future Food District para a Expo 2015 em Milão e construiu o Pavilhão Nacional da Itália na Expo 2020 Dubai, que utilizou materiais reciclados e reutilizáveis, de plástico a cascas de laranja e borra de café, para criar edifícios totalmente circulares. Não à toa, o pavilhão da Itália foi visitado por 1,6 milhão de pessoas e ganhou o Expo Award 2022 da Exhibitor Magazine, entre outros prêmios.

Com o tema “Pessoas e Territórios, Juntos: Regeneração Urbana, Inclusão e Inovação”, o projeto para a Expo 2030 sairá do papel caso a cidade seja escolhida para sediar o evento. A capital da Itália apresentou sua proposta ao Bureau International des Expositions (BIE) em 2022 e a decisão será decidida com base em uma votação dos 170 estados membros do BIE, que deve ocorrer em novembro de 2023.

Imagem: CRA-Carlo Ratti Associati para Expo 2030 Roma
Imagem: CRA-Carlo Ratti Associati para Expo 2030 Roma
Imagem: CRA-Carlo Ratti Associati para Expo 2030 Roma
Imagem: CRA-Carlo Ratti Associati para Expo 2030 Roma
Sair da versão mobile