Ícone do site

Refúgio em SP: uma casa sobre rodas imersa na Mata Atlântica

Nova opção de hospedagem está localizada no Vale do Ribeira.

Published 28/07/2022
hospedagem legado das águas

Foto: Pedro Lira

Uma cabana contemporânea feita de madeira foi instalada em uma clareira com vista para o Rio Juquiá. A “Altar Mini” é a nova opção de hospedagem no Legado das Águas, maior reserva privada da Mata Atlântica do país, localizada no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo.

Criada pela empresa Altar, especializada em casas autossuficientes em ambientes naturais, a casinha proporciona a experiência de refúgio na natureza. Ela pode comportar até um casal com uma criança, foi construída em estrutura de madeira engenheirada woodframe, técnica bastante utilizada nos Estados Unidos e na Europa, e possui isolamento térmico.

Foto: Pedro Lira

A fachada e o interior são de madeira. Sua área total é de 22 m2 construídos, sendo aproximadamente 20m2 úteis, divididos entre um ambiente único de estar-dormir e um amplo banheiro, que conta com sistema de esgoto sustentável. Em seu design, bastante clean, destaca-se a grande janela, voltada para a floresta.

Foto: Pedro Lira

Dentro da casa, o hóspede encontra um ambiente equipado em uma cama king size e um sofá-cama. A cozinha possui um amplo balcão e um fogão de duas bocas, além de microondas e frigobar. A Mini estará conectada à internet, além de ser abastecida com água que vem diretamente de uma nascente próxima. Os projetos de engenharia e woodframing são da PJR Construções, e a execução, da empresa Oceanis.

Hospedagem sustentável

Esta é a segunda unidade de acomodação do Legado em parceria com o Altar. A primeira, implantada recentemente, é uma casa flutuante, instalada em meio a uma represa do Rio Juquiá, dentro da área da Reserva. Assim, o Legado conta agora com um novo núcleo de hospedagem, com foco em proporcionar aos hóspedes contado direto com a natureza.

“É um desafio construir casas em lugares tão conservados como o Legado das Águas. Porém, para muita gente, é desconfortável dormir em barracas. O que pretendemos é levar super conforto, ao mesmo tempo que oferecemos um espaço totalmente sustentável e que respeita a beleza incrível desse lugar”, conta o arquiteto e urbanista Pedro Lira, um dos sócios do Altar e co-responsável pelo projeto da casa.

Foto: Pedro Lira
Foto: Pedro Lira

Para Daniela Gerdenits, gerente do Legado das Águas, o lançamento reforça a estratégia de uso sustentável do espaço, além de atrair viajantes em busca de turismo de natureza. “O novo núcleo de hospedagem, que oferece a experiência de imersão no ambiente natural, está totalmente conectado com a tendência atual de fortalecimento das atividades outdoor, neste momento de retomada do turismo”, comenta.

Foto: Pedro Lira

Além do Altar Mini e a Casa Flutuante, as opções de estadia na reserva incluem ainda uma pousada.

Foto: Pedro Lira

“A Mini ficará em um cantinho reservado e imerso na Mata Atlântica. Ela tem escala compacta, e uma grande janela, de modo que a natureza se torna a sua vitrine”, diz Lira. “Os refúgios de natureza são hoje uma das principais tendências do turismo, e sua demanda cresceu exponencialmente com as reflexões que a pandemia trouxe. No Altar Mini, o visitante poderá experienciar a oportunidade de se reconectar com o que importa e com quem importa.”

Foto: Pedro Lira
Foto: Pedro Lira

A Altar Mini é construída sobre rodas, o que facilita seu transporte e sua instalação, não demandando obras no local. Além disso, foi pensada tanto para estar off grid, como para se conectar a redes de água, esgoto, energia elétrica e internet, a depender do local de instalação.

Foto: Pedro Lira
Foto: Pedro Lira
Foto: Pedro Lira
Foto: Pedro Lira
Foto: Pedro Lira
Foto: Pedro Lira

As reservas de hospedagem, que serão administradas pelo Altar, estarão disponíveis pela plataforma Airbnb e pelas redes sociais do Altar.

Foto: Pedro Lira
Foto: Pedro Lira
Foto: Pedro Lira
Sair da versão mobile