Ícone do site

Lar na Tailândia é construído com adobe, bambu e madeira

Projeto da residência uniu técnicas tradicionais de construção com o moderno e funcional.

Published 14/03/2019

As técnicas tradicionais de construção estão em voga e uma residência feita com terra e madeira pode ser bastante ecológica e moderna. E foi exatamente essa junção entre antigo e moderno/funcional que uma família na Tailândia almejava ao contratar os serviços do estúdio de arquitetura Chiangmai Life Architects (CLA).

Para responder aos anseios dos clientes, os arquitetos do CLA fizeram escolhas minuciosas sobre onde usar cada material e como aplicar cada técnica. Por exemplo, as áreas de convivência contam com ventilação natural porque a cobertura é projetada de acordo com os tradicionais telhados tailandeses baseados na arquitetura vernacular.

Já as paredes são todas de tijolos de adobe e feitas a partir de barro local, areia e aparas de bambu -, o que confere isolamento térmico. Cal é misturado com pó de terra fina para realizar uma camada exterior forte e resistente à água. Este acabamento na superfície faz com que a parede pareça uma construção comum.

Foto: Alberto Cosi

Os pisos são feitos de pedra natural. O bambu, de origem local, foi usado para construir a garagem, celeiro e portão de entrada. O resultado é um espaço único, arejado, ecológico e de bom gosto com “design e acabamento adequados para o século XXI”, como dizem os arquitetos no site do projeto.

Projetada para um casal com três filhos, a residência possui 4 quartos, sala de estar, sala de jantar, cozinha, piscina e um espaço de entretenimento com uma mesa de bilhar e tênis de mesa. A casa ainda possui cômodos para hóspedes.

Fotos: Alberto Cosi

A localização é privilegiada. Além da vista para montanhas, a propriedade está entre pomares: um deleite para os olhos. Confira abaixo outros impressionantes projetos de arquitetura na Tailândia:

Resort na Tailândia cria espaço para crianças usando bambu

Centro Esportivo na Tailândia é inteiramente feito em bambu

Sair da versão mobile