- Publicidade -
Início Arq & Urb Arquitetura

Holandeses criam “telha-jardim” que purifica o ar e refresca casa

Produto transforma qualquer telhado comum em um oásis verde.

telhado verde
- Publicidade -

Uma espécie de telha-jardim foi desenvolvida por holandeses. O produto “dois em um” promete transformar qualquer telhado comum em um oásis verde, trazendo diversos benefícios para os moradores. 

Diferente de uma cobertura verde, cujas plantas devem ser montadas no topo do telhado, esta telha já possui a vegetação “acoplada”. Cada unidade é coberta com uma mistura de sedum e substrato. E o melhor: não requer muita manutenção. 

A telha pesa aproximadamente 4,12 kg quando a vegetação está repleta e molhada. Cada unidade pode ser instalada em telhados inclinados de 20º a 55º graus em construções residenciais e não residenciais. Aliás, esta é outra vantagem em relação aos tetos verdes mais comuns, que geralmente só podem ser aplicados em estruturas ou lajes retas. 

- Publicidade -

A “telha-jardim” também contribui para reter a água da chuva. Em larga escala, o modelo poderia ajudar a reduzir enchentes nos espaços urbanos. “A retenção de água com um telhado inclinado a 30º é de aproximadamente 42%”, afirma a empresa holandesa Groendak, responsável por desenvolver a telha. Além disso, o excesso de água já escorre muito mais limpa.

Manter um telhado com vegetação ainda diminui a temperatura interna dos ambientes de forma natural. Consequentemente, economiza-se energia que seria usada com ar-condicionado, por exemplo. 

Outra vantagem é que o telhado verde cria um microambiente visualmente agradável e que ainda atrai polinizadores, como borboletas, mariposas e pássaros. 

Com sede em Scherpenzeel, município na Holanda, a empresa comercializa a telha também na Bélgica e Alemanha. Não há previsão de venda do produto no Brasil.

- Publicidade -
Sair da versão mobile