Ícone do site

Grupo em SP realiza intervenção artística em carro abandonado

Articulações não faltam para renovar a cidade de São Paulo. Diversas mobilizações estão acontecendo nos últimos anos para que o velho Centro seja revitalizado. Uma consequência dessas ações pôde ser visto na última semana, quando um carro abandonado

Published 27/03/2013

Articulações não faltam para renovar a cidade de São Paulo. Diversas mobilizações estão acontecendo nos últimos anos para que o velho Centro seja revitalizado. Uma consequência dessas ações pôde ser visto na última semana, quando um carro abandonado na rua foi estilizado por um artista.

O automóvel foi incendiado e deixado na Rua Albuquerque Lins, do bairro de Santa Cecília, no Centro da capital paulista. Felipe Carrelli, integrante do grupo BaixoCentro, percebeu que aquela carcaça poderia se tornar um objeto para melhorar o aspecto visual da região. Para isso, ele usou tintas e plantas.

A iniciativa chamada de “Ocupe Carrinho” teve a participação de moradores do bairro e de outros coletivos, como a Casa da Cultura Digital, e faz parte das atividades do Festival Baixo Centro 2013.

A intervenção ganhou destaque na mídia e a imagem do carro foi compartilhada nas redes sociais, porém inicialmente não se sabia quem era o autor da arte. Foi o próprio Carrelli quem divulgou um vídeo da ação e ainda agradeceu aos pais por terem concedido “mudas lindas” e também aos que passavam pelo local e ajudaram com “suas pinceladas para deixar o carro mais colorido”.

O carro artístico não pôde ser contemplado por muito tempo. Dias depois, a Subprefeitura da Sé removeu o automóvel do local.

Neste momento, o grupo BaixoCentro está buscando financiamento colaborativo, através do catarse, para realizar suas atividades na segunda edição do Festival BaixoCentro. Com programação fechada, entre os dias cinco e 14 de abril, o grupo ocupará as ruas da região central de São Paulo com música, cores, performances, oficinas.  Ao “ocupar” as ruas, o grupo tem a preocupação de incentivar que os participantes levem sacolas para que cada um cuide de seu próprio lixo produzido durante os eventos.

O Festival só será financiado se conseguirem pelo menos R$ 62.578 até o dia dois de abril. Caso queira contribuir com qualquer valor, a partir de dez reais, clique aqui.

Veja abaixo ao vídeo da intervenção do carro:

Por Marcia Sousa – Redação CicloVivo

Sair da versão mobile