- Publicidade -
Início Arq & Urb Arquitetura

Ginásio de esportes em Bali é inteiramente feito em bambu

A estrutura surpreendeu por ser pioneira em unir técnica, design e leveza.

Ginásio de esportes em Bali é inteiramente feito em bambu
Fotos: Tommaso Riva
- Publicidade -

O escritório Ibuku projetou um ginásio de esportes inteiramente feito em bambu para a Green School Bali, instituição de ensino privada que promove a sustentabilidade por meio da aprendizagem em um ambiente natural. A estrutura surpreendeu por ser pioneira em unir técnica, design e leveza.

Chamado de The Arc (O Arco, em portugês), o edifício de 760 metros quadrados serve como uma cobertura protetora para a quadra poliesportiva da escola. A construção foi projetada em colaboração com o arquiteto especialista em bambu Jörg Stamm e a empresa de engenharia estrutural Atelier One.

Segundo o site de arquitetura, Arch Daily, o projeto é totalmente sem precedentes: “Uma estrutura inédita que não é apenas uma incrível peça de arquitetura de bambu, mas servirá como referência em estruturas leves como um todo.”

- Publicidade -

A forma orgânica e o sistema estrutural do edifício foram inspirados nos sistemas naturais, em particular a maneira como nossas costelas são mantidas no lugar pela tensão de uma camada externa de músculo e pele.

A estrutura ultra-leve é formada por arcos de bambu que sustentam a cobertura de formato orgânico. Os arcos possuem 14 metros de altura e são conectados por uma segunda trama que se curva em duas direções para criar assim uma estrutura robusta e tensionada.

Vários meses de pesquisa e desenvolvimento levaram à criação de uma solução geométrica precisa que permitiu que o edifício tivesse um vão interno de 19 metros de extensão usando uma quantidade mínima de material.

Os vãos abaixo do arco permitem que a brisa passe, proporcionando ventilação natural. As aberturas no teto do telhado também permitem que o ar quente escape, mantendo o edifício sempre fresco.

A Green School tem construído edifícios de bambu em seu campus em Bali, Indonésia, desde que foi fundada em 2008. A escola agora também opera na Nova Zelândia, África do Sul e México.

Na Tailândia também foi construído um centro esportivo inteiramente feito em bambu.

- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok