Ícone do site

Fachadas cobertas de plantas envolvem fábrica no Vietnã

O brise feito com plantas produz sombra, umidade e ainda permite a ventilação cruzada, dispensando o uso de ar condicionado no edifício.

Published 04/11/2022
fachada de fábrica com plantas

Foto: Hiroyuki Oki

A construção de fábricas ao redor de todo mundo, é geralmente feita com grandes áreas cobertas de concreto, criando imensas ilhas de calor impermeáveis. Bairros onde estão construídos parques industriais, são usualmente áridos e quase sem verde, prejudicando o ecossistema da região e a qualidade de vida de quem frequenta o local.

Pensando em melhorar este cenário, os escritórios de arquitetura G8A Architects e Rollimarchini Architects propuseram uma alternativa mais ecológica para a criação do parque industrial da Fábrica Jakob, localizado ao norte da maior cidade do Vietnã, uma região que passou por um enorme desenvolvimento comercial nas últimas décadas.

 

A disposição dos edifícios de dois a três andares em um quadrilátero ao redor de um pátio, faz referência à organização das típicas aldeias vietnamitas. O arranjo vertical da fábrica reduz a pegada geral do edifício, proporcionando espaço para jardins paisagísticos dentro de um pátio interno.

Foto: Hiroyuki Oki

Fachada-jardim

As áreas de trabalho foram cercadas por fachadas que incorporam jardineiras horizontais feitas com mantas geotêxteis, preenchidas com plantas que filtram o sol e a chuva, oferecendo uma agradável paisagem verde do interior. Além disso, o uso de ventiladores simples cria um fluxo constante de ar que reduz a temperatura sentida em vários graus.

As jardineiras foram posicionadas ao longo das bordas externas dos corredores que se estendem ao redor do perímetro dos galpões de produção. Cabos de aço foram usados ​​para sustentar os elementos da fachada e a rede de malha é usada como fechamento quando necessário.

A vegetação também contribui para diminuir a temperatura atmosférica por meio da evaporação, atuando como purificadores de ar que absorvem parte das partículas de poeira.

Os estúdios de arquitetura alegaram que a fábrica “se torna o primeiro projeto no Vietnã a proporcionar ambientes de fabricação completamente ventilados naturalmente”, ou seja, o projeto dispensa totalmente o uso de ar-condicionado.

Um pátio interno verde torna-se um campus com sua função de espaço microclimático. Há espaço para atividades físicas e esportivas, além de áreas de sombra para a tradicional sesta dos funcionários.

O sistema fotovoltaico instalado nas coberturas dos edifícios pode cobrir grande parte da demanda de energia da fábrica.

O projeto da Jakob Factory recebeu diversos prêmios de arquitetura e aparece na lista de finalistas para melhor edifício de negócios no Dezeen Awards 2022

Sair da versão mobile