- Publicidade -
Início Arq & Urb Arquitetura

Estudantes catarinenses constroem espaço de leitura com garrafas PET

- Publicidade -

Voluntários da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, construíram uma sala de leitura somente com materiais reciclados. O espaço foi desenvolvido na Escola Básica Maria Dutra Gomes, no bairro Dom Bosco.

Toda a estrutura da sala possui vigas de alvenaria para sustentação, a cobertura foi feita com telhas de fibrocimento e para as paredes foram utilizadas garrafas PET. O telhado também foi revestido com caixinhas de leite para garantir o conforto térmico.

Participaram do projeto, aproximadamente, 300 acadêmicos da Univali, alunos, pais e mais de cem voluntários da comunidade que juntos construíram o espaço de 20 metros quadrados, batizado de Sala para Ecoformação da Comunidade Escolar.

- Publicidade -

Ao todo foram utilizadas mais de quatro mil garrafas PET no projeto. Além da parede, elas foram usadas para fazer bancos e também transformadas em brinquedos pedagógicos.

“Os alunos fizeram parte de todo o processo, arrecadando os materiais, ajudando na separação do lixo reciclado e também na própria construção da casa que ocorreu nos finais de semana”, contou a Diretora da Escola, Maria Claudete Pianezzer.

De acordo com a professora Inês Ardigó, a iniciativa partiu da formanda em Engenharia Ambiental, Tábata Sevegnani Biluk. Inês é a coordenadora do projeto de extensão Interação Univali e Escolas.

O projeto da estudante integra uma série de outras atividades de educação ambiental desenvolvidas na escola. “Estou bem orgulhosa com a finalização da sala, e saber que um sonho meu também serviu de inspiração e motivação para que ele se tornasse realidade”, afirmou Tábata, em seu blog. Com informações da Revista Globo Rural.

Redação CicloVivo

- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok