Ícone do site

Escritório italiano planeja pré-escola que funciona como fazenda urbana

No lugar das salas de aula estão salas de plantio, que permitem às crianças aprenderem na prática.

Published 09/03/2016

Divulgação

A ideia da equipe liderada por Edoardo Capuzzo é criar uma escola de educação infantil onde as crianças estejam em contato com a natureza durante 100% do tempo. Para isso, no lugar das salas de aula estão salas de plantio, que permitem às crianças aprenderem diversos conteúdos na prática.

A inspiração para a criação deste conceito de escola veio justamente a partir da observação do comportamento infantil. Crianças são naturalmente atraídas por plantas e animais. Durante a primeira infância a escola tem um papel essencial para o desenvolvimento delas. Então, os arquitetos encontraram uma forma de amplificar isso.

Os benefícios da aprendizagem são muito maiores quando é possível ter o contato real e não apenas teórico sobre o conteúdo trabalhado. Além disso, quando as crianças lidam diariamente com os vegetais, elas também ficam mais propensas a querer se alimentar deles também em casa, melhorando a dieta e a qualidade de vida.

Imagem: Divulgação

Em declaração ao site Fast Co. Exist, Capuzzo explicou como funcionaria a escola. “Nós tentamos criar uma forma diferente de aprendizado. Portanto, as crianças não ficam presas à leitura de um livro ou a um professor, mas à experiência direta, com base na prática. Uma escola típica tem mesas e cadeiras. Na nossa escola não existem essas coisas.” Além de aprender sobre os alimentos, plantas e animais, a escola também permite que as crianças vivenciem e aprendam sobre energias renováveis.

O projeto foi criado pra um concurso de arquitetura, mas os arquitetos já estão em contato com um psicólogo infantil em Roma, interessado em construir uma escola neste padrão.

Redação CicloVivo          

Sair da versão mobile