Ícone do site

Edifício curvilíneo é oásis de plantas comestíveis na Austrália

Em formato curvilíneo, a estrutura é cercada pelo verde, sendo parte dele plantas comestíveis.

Published 11/10/2018

Barangaroo House é um restaurante localizado australiano que não passa despercebido. Em formato curvilíneo, a estrutura é cercada pelo verde, sendo parte dele plantas comestíveis. Sem dúvidas, um destaque entre os prédios comerciais vizinhos.

Ocupando um terreno de 750 metros quadrados, ao longo de três níveis, o edifício oferece uma variedade de espaços para refeições casuais ou requintadas. Há desde mesinhas ao ar livre com vista para o porto até áreas mais reservadas. O piso térreo possui um bar, o primeiro andar está o restaurante e no último andar outro bar mais sofisticado.

Resultado de uma competição em design, a estrutura foi projetada pelo escritório Collins e Turner para o chef de cozinha australiano Matt Moran. O que mais chama atenção são os canteiros verdejantes que serpenteiam cada nível da estrutura. Ali crescem flores nativas, ervas, vegetais e frutas que podem ser usadas ​​no restaurante.  

Localizado no sudeste do recinto sul de Barangaroo, o restaurante foi aberto em dezembro de 2017. Fruto de uma competição, a proposta era que se criasse um edifício com forte identidade visual destinada a receber visitantes e foi isso que se buscou com as muitas varandas do espaço e a integração holística do plantio: das comestíveis às ornamentais.

Os espaços internos também são conectados pelo envidraçamento e a quase completa falta de colunas. Isso também faz a conexão entre paisagem urbana e o espaço interno. E por fim, a madeira usada na construção foi carbonizada usando a técnica tradicional japonesa Shou Sugi Ban. Ela dá um aspecto escuro, tipo madeira queimada,faz referência ao ato de queimar madeira para cozinhar, como nos restaurantes do interior.

Sair da versão mobile