Ícone do site

Designers norte-americanos criam bicicletas de madeira que imitam motos

A Masterworks Wood & Design é uma empresa norte-americana especializada em construir bicicletas de madeira. Os modelos são personalizados e em geral seguem um padrão que faz lembrar as motocicletas no estilo Harley Davidson.

Published 14/05/2012

A Masterworks Wood & Design é uma empresa norte-americana especializada em construir bicicletas de madeira. Os modelos são personalizados e fogem totalmente aos padrões de bicicletas comuns. O formato das bikes segue um padrão que faz lembrar as motocicletas no estilo Harley Davidson.

Os responsáveis pelo projeto são os designers Mauro Hernandez e William Holloway, que também projetam outros utensílios em madeira, como mobílias internas e externas.

A dupla é responsável por tornar reais os modelos de bicicletas imaginados pelos clientes. O fato de usarem a madeira como matéria-prima principal lhes oferece maior flexibilidade e permite que toda a criatividade seja colocada em prática.

Toda a estrutura das bikes é feita em madeira, inclusive os bancos. Para que isso não significasse alto impacto ambiental, os designers se preocuparam em usar madeira recuperada, ou seja, que está em seu segundo uso, e árvores que estavam condenadas dentro do perímetro da comunidade.

A substância usada para dar o acabamento nas bicicletas também possui baixo teor de compostos orgânicos voláteis (COV), para reduzir o impacto causado na natureza.

O trabalho é totalmente artesanal e o cuidado com cada um dos detalhes faz com que as peças se tornem verdadeiras obras de arte que estão sempre em movimento. Com informações do Inhabitat.

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile