Ícone do site

Designer norte-americano cria galochas feitas de saco plástico

O designer Louie Rigano criou botas de plástico reciclado para um projeto realizado na Escola de Design de Rhode Island, nos EUA. O objetivo era melhorar a vida dos catadores em Buenos Aires ensinando-lhes como aproveitar os plásticos recolhidos.

Published 23/08/2011

O designer norte-americano Louie Rigano criou botas de plástico reciclado para um projeto realizado na Escola de Design de Rhode Island, nos Estados Unidos. O objetivo do trabalho era melhorar a vida dos catadores em Buenos Aires, ensinando-lhes uma nova utilidade para os plásticos recolhidos.

As galochas sempre foram os sapatos preferidos para proteger os pés em dias chuvosos. Atualmente, as galochas também fazem parte dos armários de moderninhos que aderiram à onda das botas de plástico coloridas. A única preocupação na popularização destes calçados dentro do cenário da moda é o fato de serem feitos de plástico.

Uma alternativa para estas questões surgiu quando Rigano desenvolveu as galochas sustentáveis. A técnica foi criar uma espécie de folha ao prensar os sacos plásticos, recolhidos pelos catadores. A ideia era que em seguida o material fosse devolvido aos trabalhadores para que eles pudessem desenvolver outros produtos e gerar lucro.

Para a fabricação do calçado à prova de água são necessários 16 sacos plásticos. De acordo com o criador, a fabricação de cada peça é simples e econômica e elas podem ser ajustáveis. Neste projeto, o designer acrescentou uma camada de tecido de algodão, costurada juntamente com o plástico. O material natural também ajuda na aderência do plástico durante a prensagem.

Rigano terminou sua graduação em Desenho Industrial e Estudos Ambientais há um ano. Nascido em New Jersey, ele já participou de uma exposição de design sustentável em Los Angeles, em 2010, e recentemente, ganhou como prêmio a oportunidade de viajar e estudar, por um ano, no Japão. Agora, ele trabalha e mantém um blog em que conta as experiências de viver no país nipônico.

Sair da versão mobile