Ícone do site

Designer cria sapato modular que facilita a reciclagem

A nova “onda verde” é a mais nova desculpa para inventar. Com designers criando formas mais ecológicas, muitos problemas relacionados com o meio ambiente podem em breve ser preocupações do passado. O tênis chamado “Think” é uma destas soluções.

Published 04/01/2012

"A necessidade é a mãe de todas as invenções” e a nova “onda verde” é a mais nova desculpa para inventar. Com designers criando formas mais ecológicas, muitos problemas relacionados ao meio ambiente podem em breve ser preocupações do passado.

Criado pelo designer inglês, Ben Chappell, o “Think” é uma destas soluções. Um sapato conceito que usa fechamento mecânico ao invés de adesivos, permitindo que cada peça do calçado possa ser removida e reciclada facilmente.

O Think é um sapato de automontagem, com três variações de cada parte e pode ser constantemente atualizado através das fechaduras mecânicas de acordo com o gosto e combinações preferidas. O estilo completamente modular faz com que o usuário tenha uma variedade de versões da mesma peça.

Quando os sapatos ficam velhos e desgastados, acabam sendo descartados no lixo. Embora existam alguns programas de reciclagem, o tênis muitas vezes não pode ser reciclado por causa dos adesivos utilizados na sua construção. A reciclagem acaba se tornando um desafio e foi este problema que inspirou Chappell. Este protótipo permitirá que isso ocorra.

Esta é uma solução “verde” criada para encorajar a destinação correta do produto entre os clientes. Um sugestão é que os varejistas possam fazer um esquema de recebimento (logística reversa) deste material dando um desconto especial na compra de uma nova peça. Com informações do Ecofriend.

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile