Ícone do site

Cabana de bambu em Bali é um verdadeiro refúgio em meio à natureza

Os criadores utilizaram somente bambu de origem local, material totalmente sustentável.

Published 25/09/2017

Um verdadeiro refúgio de bambu para viajantes aventureiros foi criado na região montanhosa de Gunung Agung, em Bali, na Indonésia. Projetado pelos arquitetos Jarmil Lhoták e Alena Fibichová, o chamado Hideout Bali Hut, fica às margens de uma nascente e está a poucos passos dos pitorescos campos de arroz, permitindo que os hóspedes vivenciem a paisagem balinesa.

Os criadores utilizaram somente bambu de origem local, material totalmente sustentável para desenvolver uma estrutura incrivelmente durável com uma baixa pegada de construção.

O bambu usado na construção do Hideout é das montanhas próximas de Karangasem e é considerado um dos melhores tipos de bambu para a construção. Por ele crescer a cerca de 800 metros acima do nível do mar, a estrutura dos talos do bambu tem níveis de açúcares mais baixos, o que resulta em maior densidade e durabilidade. Antes da construção, os talos foram tratados com fumo e produtos não tóxicos para aumentar sua longevidade.

Foto: Hideout Bali

Construída em uma estrutura típica de chalés tradicionais europeus conhecida por A-frame (por ter o formato da letra A), a cabana é suportada por seis pilares e coberta com telhado de palha. O formato pontiagudo da casa levou os arquitetos a instalar grandes janelas triangulares no nível superior, que fornecem um visual magnífico enquanto inundam o interior com luz natural.

Foto: Hideout Bali

Todo o restante da casa está intimamente ligado ao seu ambiente natural e o jardim possui um chuveiro ao ar livre rodeado de árvores. É possível se hospedar no local reservando pelo Airbnb.

Foto: Hideout Bali
Foto: Hideout Bali
Foto: Hideout Bali
Foto: Hideout Bali
Foto: Hideout Bali

Ficou inspirado pelo clima? Então veja também fotos incríveis da Bienal de Arquitetura de Bambu.

Sair da versão mobile