Cabana de bambu em Bali é um verdadeiro refúgio em meio à natureza

Os criadores utilizaram somente bambu de origem local, material totalmente sustentável.
Por
25 de setembro de 2017

Um verdadeiro refúgio de bambu para viajantes aventureiros foi criado na região montanhosa de Gunung Agung, em Bali, na Indonésia. Projetado pelos arquitetos Jarmil Lhoták e Alena Fibichová, o chamado Hideout Bali Hut, fica às margens de uma nascente e está a poucos passos dos pitorescos campos de arroz, permitindo que os hóspedes vivenciem a paisagem balinesa.

Os criadores utilizaram somente bambu de origem local, material totalmente sustentável para desenvolver uma estrutura incrivelmente durável com uma baixa pegada de construção.

O bambu usado na construção do Hideout é das montanhas próximas de Karangasem e é considerado um dos melhores tipos de bambu para a construção. Por ele crescer a cerca de 800 metros acima do nível do mar, a estrutura dos talos do bambu tem níveis de açúcares mais baixos, o que resulta em maior densidade e durabilidade. Antes da construção, os talos foram tratados com fumo e produtos não tóxicos para aumentar sua longevidade.

Foto: Hideout Bali

Construída em uma estrutura típica de chalés tradicionais europeus conhecida por A-frame (por ter o formato da letra A), a cabana é suportada por seis pilares e coberta com telhado de palha. O formato pontiagudo da casa levou os arquitetos a instalar grandes janelas triangulares no nível superior, que fornecem um visual magnífico enquanto inundam o interior com luz natural.

Foto: Hideout Bali

Todo o restante da casa está intimamente ligado ao seu ambiente natural e o jardim possui um chuveiro ao ar livre rodeado de árvores. É possível se hospedar no local reservando pelo Airbnb.

Foto: Hideout Bali
Foto: Hideout Bali
Foto: Hideout Bali
Foto: Hideout Bali
Foto: Hideout Bali

Ficou inspirado pelo clima? Então veja também fotos incríveis da Bienal de Arquitetura de Bambu.