Ícone do site

Bélgica inaugura estufa gigante de alimentos

Prédio é voltado a pesquisas de alta tecnologia sobre agricultura urbana.

Published 25/03/2022
estufa agrotopia

Foto: Filip Dujardin

O maior centro de pesquisa europeu para a produção de alimentos na cidade foi inaugurado em Flandres Ocidental, na Bélgica. Batizado de Agrotopia, o espaço é uma estufa gigante onde serão aplicadas técnicas inovadoras de horticultura urbana. 

Em 6 mil m² – área destinada ao cultivo – estão sendo plantadas hortaliças e frutíferas. O espaço é dividido em quatro zonas climáticas que permitem o cultivo de espécies diversas. 

Com a produção de alimentos na horizontal e vertical, a técnica chave é a hidroponia. Este sistema ajuda a reduzir o impacto ambiental, fazendo uso circular da água, obtendo mais produtividade em menor espaço e sendo mais protegido de “pragas” e doenças.

Para além da cobertura, o prédio em si possui 9.500 m² e abriga várias instalações. Uma das ideias foi criar um percurso educacional para o público que queira conhecer a estufa.

A Agrotopia foi construída com vidro e aço no topo de uma cooperativa de alimentos. Segundo o Instituto de pesquisa Inagro, responsável pelo projeto, o espaço é suficiente para desenvolver, testar e demonstrar novas tecnologias em condições comparáveis ​​ao mundo real. 

Foto: Filip Dujardin

Os arquitetos dos escritórios van Bergen Kolpa Architects e META Architectuurbureau, que desenvolveram o projeto da estufa, afirmam que a estrutura está em “simbiose circular com a cidade”. Isso porque a aplicação da sustentabilidade também se faz presente na construção do edifício.  

O prédio capta água da chuva em sua cobertura para utilizá-la na irrigação das plantas, também o escoamento da irrigação é tratado e reutilizado. Já o aquecimento da estufa é proveniente do calor residual de um incinerador de resíduos.  

Foto: Filip Dujardin
Foto: Filip Dujardin
Foto: Filip Dujardin
Foto: Filip Dujardin
Foto: Filip Dujardin
Foto: Filip Dujardin
Foto: Filip Dujardin
Foto: Filip Dujardin
Foto: Filip Dujardin
Foto: Filip Dujardin
Foto: Filippo Rossi

Agricultura urbana

Produzir alimentos na cidade pode ser a chave para a segurança alimentar. Diversos especialistas ressaltam que é preciso encurtar distâncias entre produção e consumo. Neste caminho, hortas urbanas comunitárias são experiências interessantes e que precisam de apoio para serem ampliadas e melhoradas. No Brasil, um laboratório vivo de experiências em plantio urbano está em desenvolvimento em Curitiba, que inaugurou uma fazenda de agricultura urbana de mais de 4 mil m².

LEIA MAIS: