Ícone do site

Banheiro sustentável fornece saneamento para 700 crianças na China

Antes da construção do banheiro comunitário da comunidade de Shanmen, na China, mais de 700 viviam sem saneamento básico necessário e as doenças relacionadas a isso eram um grande problema. A escola local chegou a ser fechada por causa das epidemias.

Published 25/08/2011

Até o ano passado, mais de 700 crianças em Shanmen, na província chinesa de Gansu, viviam sem saneamento básico necessário e as doenças relacionadas a isso eram um grande problema. As dificuldades chegaram ao ponto de obrigar o fechamento de uma escola por causa de epidemias.

Como a maioria das casas da comunidade não possuem seus próprios banheiros, foi necessário providenciar um coletivo. Então, a Associação Madaifu, que trabalha com crianças em situações familiares difíceis, juntamente com o escritório de arquitetura BaOArchitects, projetaram e construíram um banheiro comunitário para a escola pública utilizar durante a semana e o restante da população utilizá-lo durante as férias, feriados e finais de semana.

O banheiro teve seu acabamento em pintura para lousas, para encorajar as crianças a brincar, desenhar e usarem a criatividade. Os sanitários possuem água quente, advinda de um sistema de aquecimento solar, e parte da água é reutilizada para a rega de jardins dos arredores.

O sanitário é composto de dois edifícios retangulares conectados por um pergolado. Este espaço central foi coberto com painéis translúcidos e funciona como uma estufa durante o inverno, as portas nas extremidades também podem ser abertas para o ar fluir durante os dias quentes.

Os edifícios são separados por masculino e feminino e possuem bastante privacidade. Cada lado possui 12 chuveiros, uma bancada de pias, áreas de vestiário e sanitários. Janelas que podem ser operadas foram instaladas no alto das paredes para aproveitar a luz do dia e permitir a ventilação cruzada e a liberação da umidade. Cerca de dez metros quadrados de placas de aquecimento solar esquentam a água para os chuveiros, mas também existe um boiler de apoio.

O edifício inteiro foi construído elevado do solo para facilitar a instalação e manutenção dos encanamentos. Pela falta de saneamento básico e de sistemas de esgoto na região, os próprios sanitários são capazes de dar o destino correto ao esgoto e águas residuais.  Banheiros secos separam o líquido do sólido, e armazenam os resíduos em contêineres abaixo dos toaletes.

Os contêineres são esvaziados a cada quinze dias. O resíduo sólido é desidratado e transformado em composto para evitar a disseminação de doenças. As águas residuais dos chuveiros correm para um filtro único e são utilizadas para rega de jardins. O bambu foi utilizado nos jardins pra fazer o processo de fitorremediação, purificando a água residual por um processo natural antes de devolvê-la ao subsolo.

Cerca de 700 crianças da escola utilizam os banheiros durante a semana, e eles são incentivados a brincar e desenhar nos quadros-negros das fachadas. Estas paredes também são utilizadas para divulgar ações comunitárias e ajudam na interação social. Aos finais de semana os banheiros são abertos para o público para o uso de adultos, por uma pequena taxa. O vestiário de Shanmen custou cerca de US$ 50 mil e recebeu uma menção honrosa no concurso Urbaninform de arquitetura e investimentos sociais em Nova York. Com informações do Inhabitat.com.

 

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile