Ícone do site

Arquitetos noruegueses criam toaletes para suprir necessidades básicas de tailandeses

O projeto Safe Heaven Bath visa oferecer uma instalação digna de higiene pessoal para um orfanato na Tailândia. Devido ao clima da região uma boa higiene é necessária para prevenir doenças, especialmente em crianças pequenas.

Published 25/03/2011

Uma organização sem fins lucrativos de ajuda humanitária chamada TYIN Tegnestue trabalha através da arquitetura. Os projetos são financiados por mais de 60 empresas norueguesas, e  contribuições privadas e executados por cinco estudantes.

A iniciativa tem como objetivo construir projetos estratégicos que possam melhorar a vida das pessoas em situações difíceis; e isso acontece através da extensa colaboração com os locais e pela aprendizagem mútua.

Um dos clientes do projeto é o Orfanato Safe Haven, na Tailândia, que precisava de novas estruturas para oferecer melhores conições aos seus beneficiados. As instalações sanitárias existentes no orfanato, e em toda a região, são estreitas, escuras e possuem piso de concreto que acumula água e sujeira. Por isso, os arquitetos testaram soluções alternativas de desenvolvimento.

Os novos toaletes cobrem as necessidades básicas das pessoas como banheiros, higiene pessoal e lavandaria. Uma estrutura simples já foi construída e tornou-se a moldura para o projeto.

Nele as funções mais íntimas estão localizadas em duas partes separadas por blocos de concreto rebocado. Na área central, tem um espaço para banho que se abre para a vasta plantação de teca, árvore nativa da região. A zona de banho é parcialmente privada. A fachada inclinada de bambu cobre a frente do prédio e cria uma passagem que une todas as funções disponíveis no local.

O grande desafio neste projeto é que o esgoto e a drenagem têm de ser tratados no local. Outro problema é em relação às grandes quantidades de água na região durante a estação chuvosa. Os resíduos dos banheiros passam através de tubos enterrados. Para resolver esse problema, os arquitetos usaram pisos de cascalho e madeira, que são fáceis de manter limpos e secos. Todos os “quartos molhados” são drenados usando camadas de pedra e cascalho.

O clima do norte da Tailândia faz necessário uma boa higiene pessoal para prevenir doenças, especialmente para crianças pequenas. Com este balneário o grupo de arquitetos pretendem criar um bom funcionamento e uma instalação digna de higiene pessoal.

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

Sair da versão mobile