Ícone do site

Arquitetos projetam prédio que aproveita as variações climáticas do deserto

Prédio inteligente planejado por italianos tem sistema sensível aos ventos do deserto e será construído na Argélia.

Published 11/07/2013

O escritório italiano Mario Cucinella projetou um prédio inteligente em Argel, capital da Argélia, capaz de captar as variações climáticas do deserto e a ventilação natural para climatizar os ambientes internos da construção. Inspirado nos aspectos geográficos do país e na arquitetura local, o projeto foi escolhido para abrigar a sede de uma agência de telecomunicações argelina.

A construção inteligente conta com duas fachadas: uma é direcionada para o norte e responsável por desviar os ventos quentes do deserto. A outra, instalada na face sul, captura os ventos frios que sopram durante a noite, climatizando os ambientes internos e colaborando para a ventilação natural durante o dia todo.

O projeto tem o formato inspirado em uma duna de areia, que causa a impressão de que a estrutura foi modificada pela ação natural dos ventos. Além disso, a construção também mescla elementos tradicionais da arquitetura local – como o arco em forma de ogiva – inspirado nas construções clássicas do Mediterrâneo.

O projeto foi planejado cuidadosamente, para que nenhum ambiente ficasse fora da trajetória do sol ao longo do dia. Assim, além de aproveitar a ventilação natural, a construção também utiliza a iluminação do sol para reduzir os gastos com energia elétrica. A nova sede da agência de telecomunicações será instalada em uma rodovia nas proximidades do parque urbano Bab Ezzouar, na capital da Argélia. 

Com informações do Inhabitat.
Redação CicloVivo

Sair da versão mobile