Ícone do site

7 dicas para praticar o minimalismo quando você é “maximalista”

Se você ama cores, estampas e uma casa cheia de personalidade, saiba que mesmo assim é possível implementar o minimalismo

Published 22/03/2022
minimalismo dicas

Foto: Jason Leung | Unsplash

Mesmo que você ame estampas, muitas cores e itens decoração, manter um estilo minimalista em casa tem muitas vantagens. Não necessariamente você precisa abrir mão de tudo o que gosta para ter só um colchão no quarto e um sofá na sala, mas você pode começar a priorizar algumas coisas para colocar um pouco mais dessa filosofia no seu dia a dia.

Como? Simples, você pode seguir as dicas abaixo e começar a aderir ao minimalismo sem precisar tirar de vista o que deixa a sua casa com cara de lar. Vale lembrar que não existe um jeito certo de ser minimalista, é muito mais uma questão de você conseguir elencar o que é mais importante para o você e o que é excesso.

1. Mantenha bancadas arrumadas

Pode parecer sem sentido, mas uma boa forma de começar é prestar atenção nas bancadas que você tem em casa. Seja a escrivaninha onde você trabalha ou a bancada da cozinha, tente deixar à vista apenas o que você, de fato, precisa. Uma forma de tornar o seu ambiente mais funcional é, justamente, cuidando dos lugares que você mais usa. Deixe nessas superfícies apenas o que é indispensável.

2. Tenha móveis neutros

Foto: Alexandra Gorn | Unsplash

Ok, então você não é minimalista em essência, mas isso não significa que não pode começar a levar alguns elementos mínimos para dentro de casa e trabalhar mais de perto com essa harmonização. Uma ideia é usar móveis neutros na decoração, ou seja, peças que são mais simples e não chamam muita atenção. Dessa forma, você tem uma base neutra para colocar as estampas e cores que gosta e consegue deixar o ambiente menos visualmente poluído, mas ainda com a personalidade que você tanto curte.

3. Combine cores

Foto: Neonbrand | Unsplash

Já que entramos no assunto cores, mesmo que você ame tons coloridos, agrupá-los juntos é uma maneira de deixar os ambientes mais minimalistas. Por exemplo, agrupar lençóis ou livros de mesma cor passa a impressão de um ambiente mais organizado e harmônico 

4. Tudo contra a parede

Foto: Andrea Davis | Unsplash

Ok, talvez você ainda não tenha pensado em se livrar de alguns móveis extras que tem em casa, mas já considerou mudá-los de lugar? Acomodar os móveis contra a parede dá a sensação de que o ambiente é maior e que você tem menos coisas acumuladas no cômodo.

5. Priorize a organização

Foto: Siniz Kim | Unsplash

Se a sua casa tem muitas áreas de organização abertas, como prateleiras ou cristaleiras, armários com portas de vidro, é importante tirar um tempo para pensar qual a melhor forma de organizar e priorizar o que você tem. Por mais que você ainda não vá se desfazer imediatamente do que não tem utilidade real, pelo menos as suas coisas ficam mais organizadas e prontas para quando você decidir dar esse passo.  

6. ‘Eu preciso mesmo disso?’

Foto: iStock

Essa é uma pergunta que podemos fazer o tempo inteiro isso vale para tudo. Antes de comprar um novo jogo de cama, mais um livro que precisará de espaço para ser guardado, um item de decoração… Tenha certeza que isso é algo que precisa antes de comprar, caso contrário, é capaz de você começar uma nova pilha de coisas acumuladas em algum canto de casa. 

7. Invista em qualidade

Foto: Samantha Gades | Unsplash

Se você decidir seguir uma vida mais minimalista, lembre que qualidade importa mais do que quantidade. Ou seja, se possível, guarde o seu dinheiro para investir em coisas que você realmente gosta e quer manter por perto por muito tempo – antes ter uma casa decorada com poucas coisas que você ama muito e que vão durar do que com muitas que você gosta mais ou menos e que precisam ser trocadas com frequência. E, de novo, lembre sempre que você define o que é minimalismo pra você.

Com informações de Casa.com.br

LEIA MAIS:

Sair da versão mobile