- Publicidade -

Livro convida crianças para uma revolução sustentável e divertida

Atriz e ativista ambiental Laila Zaid estreia como autora e inspira os pequenos a cuidarem do planeta

manual para super herois livro sustentabilidade
Foto: Divulgação
- Publicidade -

Ter super poderes, ser um herói ou heroína, viver grandes aventuras e derrotar vilões. Um enredo bem comum em brincadeiras e fantasias infantis acaba de ganhar uma inspiração para a “vida real”: um manual que ensina de forma lúdica as crianças a se tornarem protagonistas na importante missão de cuidar melhor do nosso planeta.

Nesta batalha, enfrentamos vilões poderosos e é preciso muita união para que cada um colabore da sua maneira, com suas melhores habilidades.

Com este fio condutor, a atriz e ativista ambiental Laila Zaid lançou seu  primeiro livro infantil, o Manual Para Super-Heróis – O Início da Revolução Sustentável, da Editora Melhoramentos, que empodera crianças para que elas possam construir um futuro melhor, um futuro que elas merecem viver.

Imagem: Divulgação
- Publicidade -

“Foi na infância que aprendi o quanto algumas atitudes são nocivas ao planeta e tive o senso de urgência da mudança. Para mim, não foi tão difícil porque cresci cultivando hábitos sustentáveis, mas eu sei que mudar não é fácil”, explica Laila, que inicia na literatura convidando a todos para uma revolução sustentável.

“O segredo é ensinar as crianças, dar ferramentas, para que elas saibam o que fazer e como ensinar outras pessoas a fazer também, para serem multiplicadores.”

Laila Zaid

A linguagem é o ponto chave do livro, que transmite informações importantes de maneira leve e interativa em meio a ilustrações, curiosidades e diversão.

Imagem: Divulgação

A jornada do herói tem 12 missões com diferentes níveis de dificuldade. Mais do que ensinar como fazer, o manual explica as razões para cada desafio e quais são os vilões que precisam ser derrotados.  

As dicas não envolvem apenas as consequências relacionadas ao meio ambiente, mas a nossa natureza como ser humano. Ao indicar o plantio do próprio alimento, por exemplo, aprendemos que é a oportunidade de ter um contato mais próximo com a terra e de acompanhar todo o ciclo de vida desse ser vivo, que irá se desenvolver graças ao cuidado de quem o cultivou.

Imagem: Divulgação

Tem ainda a missão da meditação, uma prática para aumentar o poder do super-herói. Com um passo a passo simples e muito eficiente, a criança aprende a prestar atenção ao que está acontecendo em seu corpo, na sua mente e ao seu redor.

O livro foi lançado em 5 de junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente, o livro conta com a participação de outros dois super-heróis: Mateus Solano, ator e ativista que fez o texto de apresentação, e a engenheira ambiental Aline Matulja, amiga pessoal de Laila e responsável pela revisão técnica da obra.

Foto: Divulgação

“A mudança começa dentro de nós, mas precisa evoluir para nossas ações do dia a dia. Por isso, empoderar as crianças é a maneira mais eficiente de expandir essa revolução.”

Laila Zaid

Para garantir que a publicação de seu livro acontecesse de maneira sustentável, Laila fez questão de que fosse produzido sem a embalagem em shrink, um plástico resistente que costuma envolver os livros novos. Além disso, toda a impressão foi feita em folhas de madeira de eucalipto, um plantio de árvores próprio para a produção de papel, respeitando os limites dos ecossistemas.

Manual Para Super-Heróis

Autora: Laila Zaid

Ilustradoras: Clara Candelot e Fernanda Fricke

Número de páginas: 112

Preço sugerido: R$ 40,00

- Publicidade -
Sair da versão mobile