- Publicidade -

Maio: mês da consciência do brincar

Somos seres lúdicos. Brincar está na essência do humano e é fundamental para o desenvolvimento da criança.

brincar criança
Foto: Fabian Centeno | Unsplash
- Publicidade -

Somos seres lúdicos. Brincar está na essência do humano e é fundamental para o desenvolvimento da criança no decorrer da infância. Entretanto, dados mundiais apresentados por Peter Gray, pesquisador da interação entre educação e lazer, num evento internacional sobre o brincar, revelaram que o brincar livre das crianças vem diminuindo de maneira significativa desde a década de 1950, enquanto a depressão, transtornos de ansiedade, e as taxas de suicídios entre a população infantil tem crescido assustadoramente. 

Para Gray, esses fatos não estão apenas correlacionados, mas são causa e efeito. Ele afirma que “a sociedade está sofrendo de um Transtorno de Déficit de Brincar, cuja resposta só requer uma terapia: restaurar às crianças o direito de brincar”.

Para sensibilizar a sociedade sobre a importância e os benefícios do brincar, maio tornou-se o mês de reconhecimento e valorização do brincar e da essência da infância.

- Publicidade -

Desde 1999, por iniciativa da Associação Internacional de Brinquedotecas, 28 de maio foi instituído como Dia Mundial do Brincar. A Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri), filiada à instituição internacional, traz como tema da campanha de 2021, “Brincar é saúde”. 

Foto: iStock

Para Maria Celia Malta Campos, presidente da ABBri, o objetivo dessa celebração é reafirmar o direito de brincar, de acordo com o Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança, que reconhece o direito de cada criança ao descanso, lazer, jogos, atividades recreativas e livres e plena participação na vida cultural e artística, visando a saúde mental, física e emocional das crianças.

A Aliança pela Infância, que também incentiva este movimento, há mais de dez anos ampliou essa celebração para a Semana do Brincar – entre os dias 22 e 29.  Nesse ano a instituição estimula ações por todo o Brasil com o tema “Casinhas de Infâncias”.

Outro dia dedicado ao brincar nesse mês é o dia 20 – Dia de Aprender Brincando. Data impulsionada por um movimento global para celebrar e inspirar aprendizagens e brincadeiras ao ar livre, estimulando as escolas a promoverem ações para as crianças brincarem e aprenderem fora da sala de aula.

Brincar é uma maneira de nos conectarmos com a nossa essência. É fonte de prazer, sem ele o mundo fica muito chato. Faça uma pausa no seu dia para dedicar se a momentos descontraídos de brincadeiras com as crianças para a saúde de todos.

- Publicidade -
Sair da versão mobile