- Publicidade -

7 alternativas para evitar o uso do canudinho plástico

O CicloVivo separou 7 alternativas para substituir o canudo plástico em nossas rotinas.

Mais de 8 milhões de toneladas de resíduos vão parar nos oceanos todos os anos e a maior parte desses resíduos é plástico. O canudinho está entre os 10 materiais mais encontrados durante recolhimentos de mutirões realizados em praias e oceanos.

Somente nos EUA, são usados 500 milhões de canudos diariamente. Se alinhados os canudos, um na frente do outro, seria possível dar duas voltas e meia no planeta.

O canudo é feito de um plástico que geralmente não é reciclado por ser muito leve e ter baixo valor comercial, a maior parte deles vai parar nos aterros sanitários, rios, lagoas e oceanos. O plástico nunca se decompõe, ele se quebra em micropartículas que poluem o lençol freático ou viram uma sopa plástica desequilibrando toda a cadeia alimentar. Já foram encontradas partículas de plástico em diversos animais marinhos, como ostras e peixes. Esses animais são consumidos por outros animais, incluindo por nós, humanos.

Diversas aves e animais marinhos já foram encontrados gravemente feridos por canudos, que acabam se prendendo nesses animais ou, confundidos por alimento, vão parar em seus sistemas digestivos, muitas vezes causando a morte.

O CicloVivo separou 7 alternativas para substituir o canudo plástico em nossas rotinas:

1Beba diretamente no copo

A mais fácil e eficaz de todas, simplesmente beba diretamente no copo. Estimule crianças a fazerem o mesmo o quanto antes.

2Canudo de papel

Se precisar muito usar, opte pelo canudo de papel. Ele se decompõe mais rapidamente e tem menos impacto no meio ambiente. Ele é fácilmente encontrado em diversas lojas de festas e na internet. Lembre-se de sempre priorizar empresas brasileiras e empresas que utilizem papel certificado de origem, como o FSC.

3Canudo de silicone

O canudo de silicone é flexível e reutilizável, uma boa opção para crianças pois protege seus dentes, porém, não deixa de ter impacto no meio ambiente. Também pode ser econtrado na internet.

4Canudo de vidro

A empresa brasileira Mentah desenvolveu canudos de vidro duráveis que podem ser utilizados por toda a vida. Os vidros são os mesmos utilizados em laboratório, portanto, os restos de alimentos não grudam. Se você quebrar o seu, eles garantem a reposição por um novo. Você pode comprar no site da empresa.

5Canudo de metal

O canudo de metal é reutilizável e pode ser levado para qualquer lugar. Existem diversos tipos de metais, como alumínio e aço inoxidável, é bom sempre verificar se esses metais são tóxicos ou soltam metais pesados. É possível encontrá-los em diferentes diâmetros e formatos. O kit, geralmente, já vem com um limpador interno. Existem diversos modelos na internet e também pela empresa brasileira Beegreen.

6Canudo de bambu

O canudo de bambu é uma opção natural, reutilizável, durável, prática e leve. Existem diversos modelos no mercado. Aqui no Brasil, o site Paz em Gaia vende canudos de bambu feitos de forma artesanal por uma comunidade caiçara do litoral de São Paulo.

7Canudo de palha

Nos séculos passados, todos os canudos de bebidas eram feitos a partir da palha que sobrava das colheitas de grãos. Por isso, em inglês, os canudos levam o mesmo nome que a palha, straw. Em português também existem alguns lugares que chamam o canudinho de “palhinha”. A partir de 1900, a opção foi aos poucos esquecida e substituída pelo plástico. A empresa californiana Harvest Straws trouxe a tradição de volta e produz canudos a partir de sobras de colheitas. As palhas são orgânicas, curadas e desinfetadas. Após utilizados, eles se decompõe naturalmente. Uma empresa brasileira também desenvolveu o canudo de sêmola de trigo, veja aqui.

Lembre-se, prefira sempre comprar produtos feitos localmente e com ética. Tem mais uma ideia bacana para substituir o canudo ou algum fabricante brasileiro para indicar? Mande uma mensagem pra gente! contato@ciclovivo.com.br 😉

Sair da versão mobile