- Publicidade -

6 maneiras naturais de combater a ansiedade

Existem jeitos simples e naturais para cuidar da saúde e ajudar a reduzir a ansiedade

combater a ansiedade chá
Foto: Pixabay
- Publicidade -

A ansiedade pode ser um sentimento pontual, que acompanha eventos que provocam medo ou expectativa. No entanto, existe também o Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG) que, segundo o médico Dr. Dráuzio Varella, pode trazer sintomas como fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular, perturbação no sono, entre outras complicações que trazem a necessidade de um tratamento.

É preciso prestar atenção no próprio corpo e emoções, para saber quando a ansiedade passa a afetar a nossa saúde física e mental. Conversar com pessoas próximas e procurar ajuda de profissionais da área de saúde são duas atitudes importantes.

Para casos mais extremos, é necessário o acompanhamento médico e tratamento individual. No entanto, existem algumas opções naturais para aliviar a ansiedade. Separamos uma lista com ações simples que podem ajudar a evitar a ansiedade e promover uma vida mais leve e equilibrada.

Como combater a ansiedade de forma natural?

Foto: iStock

1. Lavanda

- Publicidade -

O óleo essencial de lavanda tem efeito muito positivo quando usado para a aromaterapia e em massagens. A planta ajuda a reduzir os níveis de cortisol no organismo, proporcionando melhor qualidade do sono, melhor concentração e estabilidade no humor.

Foto: iStock

2. Contato com a natureza

Tirar um tempo para caminhar no parque ou explorar uma floresta pode impactar diretamente a saúde. Os efeitos positivos são: redução nos níveis de cortisol, menor frequência cardíaca, redução na pressão arterial, entre outras coisas. Uma das possíveis justificativas para isso é  inalação de phytoncide, óleo essencial d madeira, emitido pelas árvores. As caminhadas no parque podem aumentar o vigor e reduzir a ansiedade.

Foto: Ev | Unsplash

3. Exercício

A atividade física trabalha diretamente os hormônios presentes no corpo humano. O exercício reduz o estresse, estimula a produção de endorfina e serotonina, o que ajuda a diminuir a ansiedade e melhorar o humor. O ideal é praticar alguma atividade física por, ao menos, 30 minutos diários, cinco vezes por semana.

Foto: Jeremy Bishop | Unsplash

4. Risadas

As gargalhadas estão diretamente ligadas aos níveis de dopamina, responsável pelo bom funcionamento de diversas atividades cerebrais. O riso também ajuda a reduzir o cortisol e a aumentar a jovialidade.

Foto: Sixteen Miles Outa | Unsplash

5. Camomila

Há milênios a camomila é usada como um calmante natural. Sua eficácia deve-se à duas substâncias específicas: apigenina e luteolina, ambas promovem o relaxamento. Existem estudos que a consideram mais eficientes do que remédios sintéticos.

6. Respirar fundo

Parece simples e realmente é. Parar e respirar fundo durante 20 ou 30 minutos por dia ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse. Isso acontece porque, aumentando os níveis de oxigênio no cérebro é possível acalmar o corpo. Meditação, exercícios de respiração e relaxamento são muito indicados.

LEIA MAIS:

- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok