Ícone do site

Aprenda a fazer muffin integral de amendoim

Evidências apontam que o consumo de amendoim pode contribuir para a redução de casos de Mal de Azheimer, doenças cardiovasculares e prevenção de Diabetes tipo 2.

Published 14/07/2021

O consumo moderado de amendoim pode trazer uma série de benefícios. Segundo Vanderli Marchiori, nutricionista da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), este alimento é rico em fitoesteróis, que possui efeito anticancerígeno.

O amendoim também atua no organismo em diferentes frentes: inibe a proliferação celular, estimula a morte de tumores e modifica alguns dos hormônios que levam ao crescimento destes. Além disso, evidências apontam para a redução de casos de Mal de Azheimer, doenças cardiovasculares e prevenção de Diabetes tipo 2.

“Os fitoesteróis são um tipo de gordura com estrutura semelhante ao colesterol, mas que tem origem vegetal e não é produzida pelo corpo. Presente em óleos vegetais e frutos oleaginosos, ela é reconhecida desde os anos 1950 por sua capacidade de baixar os níveis de colesterol ruim (LDL) do sangue”, explica Vanderli.

Há várias formas de se consumir essa semente que também é rica em ácidos graxos insaturados – benéficos à saúde –, e fonte de proteína vegetal, fibra dietética, vitaminas, antioxidantes, minerais e fitoquímicos.

Como opção, segue abaixo uma receita a base de amendoim desenvolvida pela culinarista Graziella Toni Pegaia.

Muffin Integral de Amendoim

Ingredientes

Modo de Preparo

Bater no liquidificador os ovos, maçã, açúcar mascavo, óleo e meia xícara do amendoim moído. Em uma vasilha à parte, misture a outra metade do amendoim, a farinha integral, bicarbonato, meia xícara de amendoim moído e o fermento. Despeje a mistura do liquidificador e mexa lentamente.

Coloque em formas de muffins e leve ao forno pré-aquecido (180º) por aproximadamente 15 a 20 minutos. Rende 16 unidades grandes.

Sair da versão mobile