- Publicidade -

Músicos brasileiros e estrangeiros fazem shows pela Amazônia

Festival online AMAZON ALARM faz alerta para as queimadas e vai arrecadar fundos para comunidades indígenas

amazon alarm
Foto: Divulgação | Amazon Alarm

No dia 5 de Setembro, Dia da Amazônia, o Greenpeace junto com as produtoras independentes Flow (Brasil) e Flake (Noruega) vai realizar um evento online beneficente com shows ao vivo.

- Publicidade -

O Amazon Alarm vai usar a música como ferramenta para chamar a atenção ao grande aumento das queimadas na Amazônia em 2020 e arrecadar fundos em prol de comunidades indígenas. 

O evento reúne artistas do Brasil e Noruega para performances ao vivo exclusivas e conta no line up com artistas como AURORA (NOR), Donavan Frankenreiter (USA), Boy Pablo (NOR), Nina Oliveira (BR), Agnes Nunes (BR), entre outros grandes nomes da música independente nacional e internacional. O line up completo pode ser conferido no site do evento.

Música e ativismo

amazon alarm

“A música tem esse poder de mobilização, por isso sentimos a necessidade de reunir a força de artistas nacionais e internacionais por um apelo global neste momento”, salienta Dilson Laguna, da Flow Creative Core.

- Publicidade -

“Trabalhando com artistas internacionais, especialmente noruegueses, notei essa preocupação em relação ao que está acontecendo hoje no Brasil com a Amazônia. Resolvemos então unir esforços para expor os problemas causados pelo aumento das queimadas e juntos arrecadarmos recursos para ajudar os povos indígenas mais afetados por lá”, completa Stian Olsen, da Flake.

Com transmissão ao vivo pelo canal http://www.amazonalarm.com.br, os shows têm início às 15 horas no Brasil e 20 horas na Noruega e conta com apoio do projeto inglês Sofar Sounds e do serviço de assinatura de experiências musicais Artsy Club.

amazon alarm

Guardiões da floresta

Todo o fundo arrecadado será destinado aos guardiões das florestas, isto é, os povos indígenas que protegem a maior riqueza natural do nosso país, e que precisam, agora, ser protegidos por nós. O valor será transferido para a COIAB – Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, que estão mobilizando esforços, materiais e recursos para ajudar os indígenas a sobreviver.

- Publicidade -

No último ano, de agosto de 2019 a julho de 2020, houve um aumento de 34% na área com alertas de desmatamento na Amazônia, segundo o Deter (Inpe). Isso equivale a 7,6 vezes a cidade do Rio de Janeiro ou 990 árvores perdidas por minuto.

Queimadas

As queimadas, que andam lado a lado com o desmatamento, seguem intensas, chegando a marca de 14.706 focos de calor no bioma.

“A destruição da Amazônia segue a um ritmo alarmante. E os povos que dependem da floresta estão em situação crítica, seja pela violência dos invasores, pela pandemia da Covid-19 e agora pela fumaça das queimadas. Essa parceria do Greenpeace e as produtoras Flow e Flake é uma forma de sensibilizar as pessoas e apoiar as comunidades da Amazônia”, afirma Rodrigo Gerhardt, Coordenador de Comunicação Institucional do Greenpeace Brasil.

AMAZON ALARM

Data: Sábado, 05 de setembro de 2020
Hora: 15h (Horário de Brasília)
Duração: 2h30
Transmissão e line up completo: www.amazonalarm.com.br