- Publicidade -

Fazenda urbana produz hortaliças livres de agrotóxicos

Protótipo de sistema de aquaponia e aeroponia fornece alimento para refeitório e funcionários da Mercedez-Bens

aquaponia aeroponia mercedez-bens

A Fazenda Urbana é um projeto colaborativo da startup BeGreen, em parceria com a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e o Sebrae. Trata-se de um sistema de aquaponia e aeroponia que já está instalado na fábrica da multinacional Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

- Publicidade -

O projeto mostra que inovação e conceitos da indústria 4.0 podem contribuir diretamente no incentivo à sustentabilidade e alimentação saudável. As hortaliças livres de agrotóxicos abastecem os restaurantes da empresa e também podem ser compradas pelos funcionários.

Diversos experimentos técnico-científicos foram conduzidos no laboratório de testes pela equipe técnica do projeto até chegar ao protótipo. Com a inovação, os produtores conseguem controlar temperatura, luminosidade, umidade e acidez da água da Fazenda Urbana, tudo em tempo real, por meio de um aplicativo.

O resultado deste processo é o aumento em até quatro vezes a produção de alfaces e a redução do ciclo do cultivo em 40% na comparação ao método convencional.

Produção sustentável

- Publicidade -

Segundo a startup Begreen, a inovação no ramo de aquaponia e aeroponia, ou seja, técnicas de cultivo sem necessidade de solo, traz como principais benefícios o aumento da produtividade, otimização de tempo de produção, redução de despesas com logística, uma vez que a produção pode ser realizada dentro de centros urbanos, e menor demanda por insumos como água e agrotóxicos, contribuindo assim para uma produção mais limpa.

“O propósito final deste projeto está bastante alinhado com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O sistema foi conduzido por um modelo de financiamento ágil e desburocratizado integrado entre EMBRAPII e Sebrae. É um grande passo que permite a união entre grandes e pequenas empresas” afirma Daniel Motta, Gerente de Tecnologia e Inovação da Unidade EMBRAPII, SENAI Cimatec.

O protótipo de aeroponia vertical com a utilização de LED, agregados aos conceitos da Indústria 4.0, demonstrou potencial real de produção para o comércio em larga escala e em curto espaço de tempo.

- Publicidade -