- Publicidade -

A iniciativa Climate Transparency Initiative (CTI) permite, pela primeira vez, comparar as emissões de carbono provenientes da mudança do uso da terra. Isto abarca tanto o desmatamento quanto a recuperação de florestas.

- Publicidade -

Com a ferramenta, mais uma vez, pode-se comprovar que no Brasil os números não são favoráveis. Em 2015, o Brasil emitiu 364 milhões de toneladas líquidas de CO2 vindas do uso da terra. Enquanto isso, os demais países analisados já estão capturando carbono neste setor. A China sequestrou 500 milhões de toneladas, a União Europeia 343 milhões, a Índia 41 milhões, o México 162 milhões e os Estados Unidos 783 milhões.

O setor de uso da terra e florestas representa uma fatia significativa das emissões globais. No Brasil é responsável por cerca de metade das emissões totais. A CTI trabalhou quatro cenários futuros de emissões e um deles incorpora a plena implementação do Código Florestal.

Para Gustavo Pinheiro, do Instituto Clima e Sociedade, organização responsável pela organização do material em português, “a posição de emissor líquido de gases de efeito estufa gerados por atividades relacionadas ao uso do solo e florestas é um sintoma importante do atraso do Brasil na implementação das políticas de proteção das florestas”.

Importância da ferramenta

A CTI se soma às demais bases de dados do Carbon Tracker da ClimateWorks, que já permitem acompanhar em detalhe as emissões do setor de energia, agricultura, resíduos e construção civil. E também apresenta, separadamente, as emissões relativas à aviação e à navegação. No Brasil, a CTI tem a parceria do Instituto Clima e Sociedade.

- Publicidade -

Com a ferramenta é possível comparar as emissões de cada país no passado e também as projeções futuras com base em diferentes cenários. Isto favorece o estudo, a pesquisa, colabora com consultores e profissionais envolvidos em atividades florestais. Além disso, contribui para que a sociedade civil atue de forma mais efetiva junto aos governos.

Explore a ferramenta ClimateWorks Tracker aqui.

- Publicidade -