- Publicidade -
Início Planeta Meio Ambiente

Peruano acredita que pintar montanha de branco diminuirá o aquecimento global

- Publicidade -

Muitas pessoas se preocupam com o meio ambiente, com o aquecimento global e com o futuro do nosso planeta. Porém, poucas delas estão dispostas a “colocar a mão na massa” pra mudar essa situação. O peruano Eduardo Gold, 55, é um inventor amador, que desenvolveu uma teoria para diminuir o aquecimento global e mais do que isso, ele resolveu colocá-la em prática. Por isso, há um mês ele iniciou a pintura de uma montanha nos Andes, que um dia foi branca, mas por causa do degelo, hoje é somente uma enorme área negra.

A teoria desenvolvida pelo peruano é simples e conta com um princípio da física que é ensinado ainda na escola, sobre a reflexão da luz. Gold acredita que se conseguir devolver a cor banca às montanhas, que foi tirada com o derretimento da neve, a temperatura cairá pelo menos 50%, já que a luz será inteiramente refletida e isso diminui a absorção do calor.

A ideia de Gold foi tida como loucura por muitas pessoas, mas ele não se importa com isso. A única preocupação dele é poder ajudar o planeta. O trabalho começou há um mês na comunidade de Licapa, no centro-sul do Peru. Os camponeses que habitam a região ajudam Gold, em troca de US$ 10 diários. Ele e os amigos pretendem pintar de branco uma área de cem hectares até o mês de outubro.

- Publicidade -

O ministro do Ambiente do Peru, Antonio Brack, não acredita que isso terá grandes efeitos e caracteriza a ação como uma bobagem. O Banco Mundial, ao contrário, acredita que a “ideia maluca” possa trazer sim benefícios, tanto que no ano passado a ONG de Gold foi premiada entre as “Cem ideias para salvar o mundo” e recebeu um prêmio de US$ 200 mil.

O inventor concorda que essa não será a solução definitiva para o aquecimento global, mas a tem como uma chance de ganhar mais tempo, até que novas tecnologias sejam desenvolvidas. Mesmo que os cientistas digam que isso não terá grandes impactos, o peruano continua acreditando e se mostra feliz, pois já é possível enxergar uma fina camada de gelo, onde antes só havia uma montanha negra.

Assista o vídeo de Eduardo Gold sobre o derretimento dos glaciais:

[VIDEO:o_derretimento_dos_glaciais_do_peru]

Informações: Folha de S. Paulo / Glaciares Perú

- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok
Sair da versão mobile