Ícone do site

Noruega proíbe criação de Bulldog Inglês e Cavalier Spaniel

O país proibiu a criação das raças de cães devido ao sofrimento que vivenciam por terem o crânio pequeno, ou o focinho muito achatado.

Published 23/02/2022
Noruega proíbe criação de Bulldog Inglês e Cavalier Spaniel

Cães da raça Bulldog Inglês (esquerda) e Cavalier King Charles Spaniel (direita). | Fotos: Pixabay

A Noruega proibiu a criação de duas raças de cães devido ao sofrimento que vivenciam por terem o crânio pequeno, ou o focinho muito achatado. A decisão inédita e histórica proíbe a criação do Bulldog Inglês e do Cavalier King Charles Spaniel, duas raças icônicas de cães originárias da Grã-Bretanha, com características consideradas por muitos, atraentes.

A decisão dos juízes foi de que a prática de sua criação é cruel e resulta em “problemas de saúde causados ​​pelo homem” para os animais. “Muitas raças reprodutoras são muito endogâmicas e carregam muitas doenças. Temos que mudar a maneira como criamos os cães. A forma como fazemos isso talvez fosse aceitável há 50 anos, mas não agora”, disse Åshild Roaldset, presidente da Sociedade Protetora dos Animais da Noruega, em entrevista à AFP.

“Finalmente o mundo começa a discutir esse assunto com seriedade. […] a criação de algumas raças por si só já envolve crueldade. É justo fazer nascerem cães que sofrem com problemas genéticos a vida toda só por padrões estéticos?” 

Luisa Mell, ativista das causas animais

Bulldog Inglês

Bulldog (ou buldogue) Inglês | Foto: Pixabay

O buldogue, também conhecido como Bulldog Inglês ou Bulldog Britânico, é uma raça de cães de tamanho médio. É um cão musculoso e robusto com um rosto enrugado e um nariz achatado. Cães da raça acumulam dificuldades respiratórias, por causa de seu focinho achatado, além de problemas dermatológicos, reprodutivos e ortopédicos.

A doença também pode piorar com o tempo, com os Bulldogs sofrendo muitas vezes de problemas de digestão, problemas nos ouvidos e olhos, pneumonia, problemas de nascimento, obesidade e problemas na coluna vertebral.

A maioria dos cães desta raça nascidos na Noruega na última década foi fruto de cesárea. “A incapacidade genética da raça para parir naturalmente é uma das razões pelas quais o buldogue não pode mais ser usado para reprodução”, consideraram os juízes do tribunal. 

Cavalier King Charles Spaniel

Cão da raça Cavalier King Charles Spaniel / Foto: Pixabay

Considerada uma raça bastante popular de porte pequeno, os cães da raça Cavalier King Charles Spaniel, por terem crânios muito pequenos, são propensos a sofrerem de fortes dores de cabeça, insuficiência cardíaca e de problemas nos olhos e nas articulações.

Segundo a organização The Blue Cross, a popularidade dos cães de focinho chato cresceu 2.747% nos últimos anos. No entanto, um estudo do Royal Veterinary College no ano passado descobriu que 58% dos donos de cães de focinho curto não eram capazes de reconhecer os sinais de que seu animal estava com dificuldade para respirar.

Por que comprar se pode adotar?

É preciso ter em mente que ao comprar um animal, você está incentivando o comércio de seres vivos, e grande parte deste comércio envolve sofrimento. Animais não são mercadorias, mas seres capazes de sentimento, que têm necessidades de amar e de serem amados. 

Ao adotar um animal, você valoriza a vida e ainda ajuda a reduzir o número de cães e gatos abandonados. Geralmente tudo o que eles precisam é de um bom lar para serem felizes de verdade. Se você pode mudar o destino de um animal carente, por que não fazer isso?

Leia também:

Sair da versão mobile