- Publicidade -
Início Planeta Meio Ambiente

Ministério do Meio Ambiente discute impactos relacionados à água

- Publicidade -

A água é um bem precioso e extremamente necessário à nossa sobrevivência. Porém, diante das mudanças climáticas e problemas relacionados à poluição e cuidados com a água, vemos que ela pode ser um bem escasso em pouco tempo. Estudiosos acreditam que a disputa por água deve ser o motivo de guerras num futuro próximo. Por isso, precisamos nos preocupar com o manejo e preservá-la da melhor maneira possível.

Apesar de abrigarmos no Brasil a maior bacia fluvial do mundo, nós também precisamos estar atentos aos cuidados necessários para que elas sejam mantidas em boas condições. Além disso, precisamos de estratégias para diminuir os impactos normalmente causados pela água, como chuvas, secas e falta de saneamento. O governo brasileiro está preocupado com isso, tanto que revisará o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), para que novas estratégias sejam definidas, para adequar as necessidades da população local aos interesses nacionais.

As propostas estão relacionadas às dificuldades geradas pelas mudanças climáticas e com o desenvolvimento econômico brasileiro. Para que o novo PNRH seja definido, os debates serão feitos em cada uma das 12 regiões hidrográficas do Brasil. Dessa forma os problemas serão analisados de perto, junto com as possíveis soluções, que deverão ser colocadas em prática nos próximos 15 anos.

- Publicidade -

Entre os dias 27 e 29 de julho, Brasília receberá um dos debates: “Diálogo Água e Clima: Adaptação aos Riscos para a Gestão dos Recursos Hídricos visando a Política Nacional de Mudança do Clima”. As discussões na capital nacional abordarão medidas necessárias para enfrentar escassez de água, deslizamentos, falta de saneamento e habitações irregulares.

Até o final de 2010 todas as regiões hidrográficas terão sido visitadas para que o novo plano seja apresentado ainda no início de 2011 e logo seja colocado em prática. O PNRH é muito importante para que o Brasil cresça mantendo a preservação e manutenção dos recursos naturais.

+ Pnuma: Demanda por água na América Latina e Caribe cresceu 76% em 15 anos

+ ANA lança projeto de controle das águas brasileiras

Com informações do Ambiente Brasil

- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok