Ícone do site

Organização já plantou 2 milhões de árvores no Brasil

A organização ambiental comemora no Dia Mundial do Meio Ambiente o marco atingido.

Published 05/06/2018
plantio mulheres

Foto: iStock

Os projetos de restauração florestal da Iniciativa Verde plantou 1.246 hectares, muitos por meio de financiamento voluntário, envolvendo centenas de empresas, pessoas físicas, proprietários, posseiros, diversos órgãos públicos e prestadores de serviço.

Os plantios foram feitos em regiões estratégicas, visando o desenvolvimento de infraestrutura verde e a melhoria dos serviços ambientais na Mata Atlântica e na Amazônia. Estima-se que as 2.077.082 árvores irão estocar 398.320 toneladas de carbono da atmosfera.

A organização do terceiro setor, que bateu em 2014 o marco de 1 milhão de árvores plantadas na Mata Atlântica, continua com atividade de fomento à redução de emissões dos gases de efeito estufa, causadores do aquecimento global. Além de reter o carbono disponível na atmosfera, as árvores nativas contribuem para a preservação da biodiversidade, dos recursos hídricos e da conservação do solo. Como os trabalhadores do campo são os contratados para fazerem os plantios, as árvores ainda têm o valor social de gerar renda no campo.

Foto: Iniciativa Verde/Divulgação

Como é feito o plantio

A maioria das árvores é plantada em áreas ciliares, onde há curso de água, degradas dentro da Mata Atlântica. Geralmente, os próprios moradores rurais da região fazem o plantio com acompanhamento técnico da Iniciativa Verde. Durante dois anos, os técnicos da instituição realizam a manutenção do plantio (controle das espécies invasoras, combate a pragas, replantio se necessário). Após esse tempo, monitora-se anualmente a recomposição. Com o passar do tempo, as árvores começam a recompor a área desmatada: atraem os animais nativos, evitam a erosão do solo, preservam a água e dão abrigo para outras espécies de plantas.

Sair da versão mobile